“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

2.6.13

FØŦØ ΑИØŦΑdΑ

Queridos coleguinhas,
Recebi um e-mail da minha amiga Walderez Turazza Paiano  de um site que presta um serviço (gratuito) que achei mui interessante. O site http://nova.astrometry.net permite que você faça upload de uma foto do céu (ou indique a URL dela), e receba uma versão "anotada" da mesma foto com a identificação dos objetos nela visíveis. Funciona em quase qualquer escala (desde uma foto panorâmica do céu a uma foto de uma galáxia espiral com outras estrelas ao fundo, por exemplo).
Segue como exemplo a foto que Eric G. Fosque submeteu ao Astrometry e o resultado do processamento com as anotações. Não é necessário dar qualquer informação sobre imagem enviada. Além do resultado o site fornece uma série de outras informações sobre a imagem enviada, além de apresentar outras imagens da mesa região do céu.
Bons momentos!!!

Reconhecimento de objetos em astrofotos.
Foto anotada
Foto anotada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.