“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

21.6.13

Solstício de Inverno

SOLSTÍCIO DE INVERNO
é o fenômeno astronômico que marca o início do inverno. 
Acontece quando o Sol atinge o Trópico de Cancer, ou seja, a sua maior distância angular em relação a Linha do Equador.
Olha só onde o sol está! Passeando lá pelos lados do henisfério norte... tãããão longe da gente, que estamos por aqui pelo hemisfério sul. Por isso sentimos frio, porque o sol está beijando outras faces, outras terras, outros montes.
Acontece duas vezes ao ano, uma no hemisfério sul (por volta do dia 21 de junho) e outra no hemisfério norte (por volta do dia 22 de dezembro). Bem, quando vemos pelas bandas do hemisfério sul, sentimos calor. Significa que chegou o verão. 
Mas não pense que o Sol é culpado desse fenômeno. Na verdade, é a Terra, que com seus giros e rolês, passa rodopiando ao redor do Sol, indo e vindo no seu bailar chamado MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO
Clique AQUI para ver os movimentos da Terra e as estações do ano.

Tem também, esta linda estorinha sobre o primeiro dia de inverno. Tão linda... não deixe de ver:
E este vídeo super mais que legal, mostra o movimento da Terra e a iluminação do sol sobre ela em um ano.
Imagens da NASA e animação por Robert Simmon, usando dados © 2010 EUMETSAT. Legenda por Mike Carlowicz.
Instrumento: Meteosat
Crédito: NASA Earth Observatory

19.6.13

Super Lua 2013

Durante o período conhecido como perigeu, o satélite natural se tornará 14% maior e 30% mais brilhante para um observador da Terra — distante apenas 356.991 quilômetros.
A lua cheia do próximo domingo (23) ocorrerá mais próxima à Terra e será a maior e mais brilhante de 2013. A próxima "Super Lua" acontecerá depois somente em 10 de agosto de 2014. A última ocorreu em 5 de maio de 2012.
O efeito ocorrerá às 8h32 (horário de Brasília) para todos os locais do Brasil que seguem essa faixa horária, incluindo Barra do Garças, em Mato Grosso, e outras cidades como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

13.6.13

Poeminha

ALÉM DA TERRA, ALÉM DO CÉU

Além da Terra, além do Céu,
no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastro dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar,
até onde alcançam o pensamento e o coração,
vamos!
vamos conjugar
o verbo fundamental essencial,
o verbo transcendente, acima das gramáticas
e do medo e da moeda e da política,
o verbo sempreamar,
o verbo pluriamar,
razão de
ser e de viver.
Carlos Drummond de Andrade

Efemérides do Mês de Junho

Queridos amigos,
Acho o céu de inverno muito lindo! Todas as noites, aqui do meu quintal, fico observando o movimento da esfera celeste. Deslumbrada, ao dialogar com esses pontos cintilantes fico imaginando quantas pessoas estariam observando essa extraordinária maravilha da criação? Então, aqui vai dicas do céu do mês.
Além do planeta Saturno estar esplendoroso aos passeios pela constelação de Virgem e meio que enamorado de Spica ( A estrela Spica é a mais brilhante da constelação de Virgem) todas as notes, temos algumas outras efemérides interessantes. Verifique as dicas e BONS CÉUS!!
Principais constelações de Junho: roteiro de observação clique AQUI

MERCÚRIO - no início do mês é visto ao anoitecer próximo ao horizonte; em meados de junho é observado a noroeste; no final do período é visto na mesma direção, porém mergulhado nos clarões do crepúsculo vespertino 
movimentação - em Gemini (os Gêmeos).
VÊNUS - visto ao anoitecer a noroeste próximo ao horizonte.
movimentação - em Taurus (o Touro) até o dia 3; em Gemini (os Gêmeos) até o dia 25; em Câncer (o Caranguejo) até o final do mês.
MARTE - no início do mês é observado a és-nordeste (ENE), pouco antes do nascer do Sol, mergulhado nos clarões da aurora. No final do período é visto a partir das 5h 50min, também a és-nordeste (ENE).
movimentação - em Taurus (o Touro).
SATURNO - visto ao anoitecer, a leste (E), à meia-altura em relação ao horizonte.
movimentação - em Virgo (a Virgem).

DESTAQUES CURIOSOS E ESPECIAIS - Clique AQUI
A Lua em Junho:
Fontes e Agradecimentos:

10.6.13

Imperdível!!!!

We Choose the moon

A Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e ficou muito famosa por ser a primeira a levar o homem até a superfície da Lua. Em 2009, o John F. Kennedy Presidential Library and Museum lançou o serviço We Choose the Moon, que permite você acompanhar todos os passos que levaram Neil Armstrong e Edwin Aldrin até o solo lunar.

Fotos e simulações

Uma das características mais interessantes do We Choose the Moon é a simulação feita com todos os momentos mais importantes da Apollo 11. Em casa etapa, é possível acessar vídeos feitos na época do lançamento e ouvira comunicação entre a base de Houston e os tripulantes da missão.
Além disso, há uma galeria de imagens bem ampla em casa estágio, permitindo a visualização dos registros fotográficos feitos pela equipe de astronautas ao longo da missão até a Lua. São figuras do modulo lunar, da Terra e, principalmente, da tripulação na superfície do satélite natural.

Navegando pelo momento histórico


O We Choose the Moon possui uma interface bem simples e fácil de usar. Na parte inferior da tela é possível visualizar as 11 etapas da missão, começando pelo lançamento do foguete Saturno V, no Centro Espacial Kennedy, seguindo do desacoplamento dos módulos e indo até o pouso na Lua.
Durante todo o caminho é possível ouvir a comunicação entre o controle da missão e os tripulantes do foguete. Mais à esquerda é possível visualizar o tempo decorrido desde o início até o estágio que está sendo exibido.
Clique AQUI e acesse o site.

6.6.13

Leitura Imperdível

SUMÁRIO - Junho 2013 - Número 133

TECNOLOGIA
Como criar o próximo grande avanço
Robôs no comando, bateria eterna, concreto flexível, aço cibernético, nanomáquinas, minimemória, músculo de plástico, impressão em 3-D, simulações digitais. 
Contribuições de Ricardo Hausmann, David Bourne, Steven Ashley, Larry Greenemeier, Mihail C. Roco e James D. Myers 

NEUROCIÊNCIAS
Sementes de demência
Uma reação em cadeia de proteínas tóxicas pode ajudar a explicar Alzheimer, Parkinson e outras doenças letais com novas e promissoras opções de tratamento.
Por Lary C. Walker e Mathias Jucke

CIÊNCIA PLANETÁRIA
Marte em movimento
A superfície do planeta se altera o tempo todo. Fluxos d’água estariam entre as causas dessas mudanças? 
Por Alfred S. McEwen 

EVOLUÇÃO
Humanos híbridos 
Análises de DNA mostram que o Homo sapiens antigo procriou com outras espécies de hominídeos e sugerem que essa miscigenação teve papel decisivo no êxito da nossa espécie.
Por Michael F. Hammer

DOENÇAS EMERGENTES
Como os gatos matam golfnhos
Os patógenos de animais terrestres estão se espalhando para os oceanos, ameaçando lontras, focas, baleias, corais e outras criaturas marinhas.
Por Christopher Solomon

BIOQUÍMICA
Moléculas-espelho
Na química da vida, os aminoácidos levogiros são a regra. Por que a Natureza apresenta tantas exceções?
Por Sarah Everts

SAÚDE
Uma Destruição Insidiosa do Fígado
Esteatose hepática incipiente é uma doença silenciosa, ainda que exiba alguns sintomas como pele e olhos amarelados, coceira e inchaços abdominais.
Por Guilherme Berenhauser Leite

Céu do Mês
Junho traz o inverno, que chega em 21

Clique na imagem... e curta um som!!

O espaço tem som?

O espaço sideral nos passa a impressão de ser um lugar cheio de paz e silêncio, mas, ele faz barulhos de vários tipos. Só não dá para ouvir porque esses sons são extremamente sutis. Você precisaria ter uma audição super aguçada de superman para escutar essa sinfonia cósmica. Então pode esquecer. Mas o que não falta agora são astrônomos tentando driblar essa limitação, usando os maiores amplificadores da história em busca dos sons do Universo. E eles têm um ótimo motivo para isso: o barulho cósmico emite ondas eletromagnéticas dando informações, que são capazes de ajudar os cientistas a desvendar os corpos mais misteriosos que existem, os buracos negros. E, se dermos sorte, os sons do silêncio poderão trazer algo bem maior: provar que existem outros Universos além do nosso.
Vários cosmólogos defendem a ideia de que o começo de tudo não foi no Big Bang, mas que havia algo antes - talvez um outro Universo, que tenha dado origem ao nosso, talvez o colapso de um buraco negro em outro Cosmos, que tenha produzido nosso Big Bang... Isso é parte da ideia cada vez mais aceita do Multiverso - a noção de que habitamos apenas um entre muitos Universos. Uma das possibilidades é detectarmos ondas gravitacionais vindas desses outros Cosmos, ondas que atravessariam as "paredes" do nosso Universo, revelando toda uma nova fauna cósmica além dos limites de tempo e espaço do velho Big Bang. Seria uma forma um tanto bizarra de descobrir que não estamos sozinhos... Bom, haja o que houver lá fora, nossos ouvidos estarão atentos.
Contudo, os aparelhos estão sendo sintonizados e preparados para fazer grandes descobertas. Conforme a capacidade de detectar as ondas aumente, será possível até mesmo ambicionar a solução para o maior de todos os mistérios: o que teria acontecido antes do Big Bang.

Se o universo emite som, os planetas também fazem o mesmo. Na correria do nosso dia a dia, e com tantos barulhos externos, nem nos tocamos no som da Terra. Teria o nosso planeta barulho de ondas ou de folhas ao vento? Como não conseguimos pararmos para nos escutarmos, que tal ouvir o que a NASA captou, tanto da Terra, como dos nossos vizinhos?
As gravações incluem:
Anéis de Saturno
Miranda (Satélite natural de Saturno)
Netuno
Voz da Terra
Júpiter
Io (Satélite natural de Júpiter)
Anéis de Urano
Canção da Terra
Urano

Leitura e Aventura

Dica legal de leitura:
Celso, Joe Louis e Gênio voltam agora numa aventura que envolve alienígenas, escola, laboratório e clonagem de criança, em situações extraordinárias e inesperadas como só Álvaro Cardoso Gomes consegue criar.
Durante um temporal, uma bola de fogo aparece no céu e cai na Serra do Mar, onde os três estavam explorando trilhas. Essa bola era uma nave espacial que trazia alienígenas, provenientes do distante planeta E, que enfrentava problemas de superpopulação. Para solucioná-lo, precisavam da crisolita, mineral abundante na Serra do Mar; para obtê-la, iriam destruir completamente a Terra.
O plano de invasão e destruição dos alienígenas começou com a construção de um instituto educacional, que servia de disfarce enquanto se desenvolviam as atividades de pesquisa e exploração que levariam ao extermínio do planeta Terra, e prosseguiu com a criação de réplicas dos alunos.
O desastre parecia inevitável, mas o plano dos invasores de E falhou por não levar em conta a curiosidade, a inteligência e a amizade que unia esses três garotos.

3.6.13

A lua no cinema




A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!

Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor
que até hoje a lua insiste:
— Amanheça, por favor!

paulo leminski

Interagindo com o Sistema Solar

Muito top, power, master legal este site que dá pra interagir com o Sistema Solar e obter todas as informações desejadas.
Clique na Imagem:

2.6.13

Parque Temático Kennedy Space Center

A menos de uma hora de Orlando está o Kennedy Space Center - quartel general da NASA (National Aeronautics and Space Administration) que fica sediado em uma ilha localizada entre as cidades de Jacksonville e Miami, recebendo milhões de visitantes do mundo inteiro a cada ano.
O complexo foi criado em 1967 e desde então tornou-se uma das atrações mais visitadas pelos turistas na Flórida. Desde 1995 a Delaware North Companies Parks & Resorts, Inc. passou a gerenciar o complexo, tornando-o ainda mais moderno, completo e interessante, com atrações fantásticas, filmes IMAX®, encontros com astronautas, shows ao vivo, atividades e passeios.

5 coisas para fazer no Centro Espacial Kennedy

O  Complexo Kennedy Space Center, na Flórida oferece um mundo (universo) de experiências para as famílias durante as férias de primavera. 
1 - Espaço  Angry Birds - atração interativa que traz à vida as aventuras dos Angry Birds.
2 - Apollo-Saturn V - Veja um verdadeiro foguete Saturno V, e trajes espaciais usados ​​por Apollo Moonwalkers.
3 - Shuttle Launch Experience - Oferece aos visitantes a experiência de um lançamento vertical, incluindo um passeio pela órbita da Terra.
4 - Encontro com o Astronauta - Encontro com astronautas veteranos do Corpo de Astronautas da NASA.
5 - Tours de perto - Visita o edifício de montagem de veículos, centro de controle de lançamento e rampa de lançamento. 
Para maiores informações consulte o site: www.KennedySpaceCenter.com

FØŦØ ΑИØŦΑdΑ

Queridos coleguinhas,
Recebi um e-mail da minha amiga Walderez Turazza Paiano  de um site que presta um serviço (gratuito) que achei mui interessante. O site http://nova.astrometry.net permite que você faça upload de uma foto do céu (ou indique a URL dela), e receba uma versão "anotada" da mesma foto com a identificação dos objetos nela visíveis. Funciona em quase qualquer escala (desde uma foto panorâmica do céu a uma foto de uma galáxia espiral com outras estrelas ao fundo, por exemplo).
Segue como exemplo a foto que Eric G. Fosque submeteu ao Astrometry e o resultado do processamento com as anotações. Não é necessário dar qualquer informação sobre imagem enviada. Além do resultado o site fornece uma série de outras informações sobre a imagem enviada, além de apresentar outras imagens da mesa região do céu.
Bons momentos!!!

Reconhecimento de objetos em astrofotos.
Foto anotada
Foto anotada

Constelações e os Cavaleiros do Zodíaco

Legal demais esse vídeo. Para os fanáticos de plantão, os Cavaleiros do Zodíaco ensinam sobre as constelações!!

Ginástica para o cérebro e curso de astronomia para bebês mostram inovação da 'eduweb'

Olha que interessante... era só o que faltava!! Os homens só não são mais inteligentes por falta de espaço mesmo..rrss.
O mercado de educação está recheado de ideias embaladas pela inovação com o que há de mais atual do ponto de vista tecnológico.
Na cidade de Recife (PE), e em São José dos Campos (SP), a aposta de dois empresários é a exploração de uma nova tendência associada ao desenvolvimento da capacidade cognitiva das pessoas.
O trabalho do matemático Marcelo Amaral Rezende se debruça no desenvolvimento de uma lousa digital 
“Ensinamos astronomia, economia, metas e lições de vida para crianças a partir dos seis meses de idade”, afirma Ana Paula Harley, que adquiriu a licença para vender no Brasil a franquia FasTracKids. Trata-se de um sistema educacional voltado para a primeira infância. Dividido em módulos que vão de dez semanas, para as crianças de seis meses a dois anos, e de 24 meses, para quem tem a partir de dois anos de idade, o método foi desenvolvido nos Estados Unidos respaldado por pesquisas de neurociência que, segundo afirma Ana Paula, pode ampliar em até 25% o desenvolvimento da pessoa quando devidamente estimulada.
Bacana demais né!! Vamos ver se essa tecnologia tão promissora é também aplicada às massas menos abastadas da sociedade!

Podemos chorar no espaço?

No vídeo abaixo Chris Hadfiled, comandante da Estação Espacial Internacional, mostrou o que acontece se um astronauta começar a chorar em gravidade zero. Ele esguichou um pouco de água em seu olho e como vemos nas imagens o líquido ficou acumulado em seu rosto, segundo Chris se alguém começar a chorar nessas configurações, “você simplesmente iria acabar com uma bola maior e maior de água em seu olho”, ele também diz que se continuar chorando, as lágrimas podem cruzar seu nariz e chegar até seu outro olho, ou evaporar, ou talvez se espalhar por todo seu rosto até que você pegue uma toalha e seque