“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

15.2.10

Nasa lança sonda para estudar o Sol

Com informações da BBC e da NASA

A Nasa lançou nesta quinta-feira o Observatório de Dinâmica Solar (SDO - Solar Dynamics Observatory), uma sonda espacial destinada a estudar nossa estrela em um nível de profundidade inédito.
Durante os próximos cinco anos, no mínimo, a sonda de R$ 1,5 bilhão (US$ 800 milhões) irá investigar o funcionamento da superfície e da atmosfera solar, além de obter informações importantes sobre seu interior.
Os objetivos da missão vão desde compreender melhor o comportamento e o funcionamento do Sol, até avaliar seu impacto sobre a Terra de forma mais precisa.

Dínamo solar

O objetivo primário da missão é analisar o funcionamento do chamado dínamo solar, uma rede profunda de corrente de plasma que gera o campo magnético solar.
É este dínamo que, em última análise, está por trás de todas as formas de atividade solar, desde explosões na atmosfera do Sol até manchas relativamente frias que percorrem a superfície da estrela durante dias ou até semanas.
"A sonda vai observar o Sol mais rapidamente, profundamente e mais detalhadamente do que qualquer outra observação já feita, quebrando as barreiras do tempo, escala e claridade que prejudicavam o progresso na heliofísica, a física solar", afirmou Richard Harrison, um dos pesquisadores do programa SDO do Laboratório Rutherford Appleton, na Grã-Bretanha.
"Os últimos dois anos registraram mais de 250 dias sem nenhuma mancha solar. Acreditamos que isto vai acabar; todos os sinais estão lá. Estamos vendo novas regiões ativas (...). Estamos vendo as primeiras grandes explosões solares", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.