“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

8.2.10

Interdisciplinaridades: algumas relações da Astronomia com o ensino básico

Interdisciplinaridades: algumas relações da Astronomia com o ensino básico
O relacionamento de conteúdos traz uma possibilidade de estabelecimento sinérgico de conhecimento, estruturando pontes lógico-dedutivas entre vertentes distintas do saber, o que gera um incremento na horizontalidade dos temas e abre caminho para as suas verticalidades.

Dessa forma, no recorte da Astronomia em sua relação com o ensino básico, podemos relacionar algumas interdisciplinaridades que, naturalmente, não esgotam as possibilidades, servindo como fonte de instigação e sendo um convite para uma reflexão aprofundada acerca do estabelecimento de outras interações conceituais. Na listagem abaixo, encontramos relacionamentos na forma um-a-um, ou seja, com restrição na quantidade de matérias relacionadas, sendo apresentadas apenas as interações entre a Astronomia e algumas disciplinas.

1. Educação Artística

• Criação de um mini-planetário utilizando as informações da Carta Celeste e a criatividade dos alunos e professores.
• Exposição de telas inspiradas nas imagens celestes.
• Trabalho de artes plásticas a partir do uso das imagens e informações astronômicas, como instalações, colagens, dobraduras e esculturas.
• Criação de uma peça de teatro envolvendo a mística astronômica bem como suas lendas.
• Desenhos das figuras mitológicas.
• Produção de quadrinhos com histórias mitológicas e de ficção científica.
• Criação de músicas e poemas com base nas histórias mitológicas.
• Feira de objetos de ficção científica, como roupas intergalácticas, naves, extraterrestres, etc.
• Desfile com figurinos inspirados nos deuses e deusas mitológicos.
• Referências dos estudos de Da Vinci na Astronomia e sua influência em seus trabalhos artísticos.

2. História

• Estudo da Mitologia Grega e Romana e seus deuses.
• Impacto da Astronomia na História Mundial, avanços científicos, filosóficos, sociais e econômicos
• Análise da utilização da Astronomia como auxílio na navegação.
• Pesquisa sobre o avanço tecnológico a partir das conquistas espaciais.
• Estudo sobre a influência política da Astronomia na Guerra Fria.
• Análise da formação das constelações (asterismos) e suas diferenças regionais.
• Estudo do impacto do misticismo astronômico na tomada de decisões de povos antigos
• Comparação de eras e seus eventos com origem da luz gerada em estrelas distantes

3. Geografia

• Estudo do impacto da Astronomia na agricultura dos diversos povos.
• Influência da Lua nas marés e variações climáticas.
• Pesquisa sobre impactos de objetos celestes na superfície terrestre.
• Análise comparativa geológica de materiais terrestres e de outros planetas.
• Utilização de instrumentos de Astronomia na localização terrestre.
• Estudo sobre elementos de localização estelar (pólo celeste sul, pólo celeste norte, equador celeste, etc.) e sua referência geográfica (ex.: a altura do pólo celeste é igual à latitude do observador)
• Pesquisa sobre a determinação das estações do ano em ambos os hemisférios.
• Estudo dos métodos de cartografia celeste e terrestre.

4. Matemática

• Estudo sobre unidades de medidas astronômicas (anos-luz, etc.)
• Utilizando os elementos celestes como referências para as grandezas matemáticas (diâmetro, volume, etc.)
• Cálculos de órbitas de planetas e satélites.
• Análise da importância da matemática para o desenvolvimento da Astronomia.
• Usar a tecnologia padrão utilizada na confecção de cartas celestes para cálculos de ângulos, senos, cossenos, tangentes, etc.
• Aplicação de geometrias plana, espacial e esférica utilizadas na determinação da posição dos astros
• Cálculo de eventos recorrentes como passagens de cometas, transições e eclipses
• Estudo de cálculos probabilísticos de ocorrência de eventos e separação de elementos
• Estudo de geometria analítica na utilização de equações de movimento

5. Física

• Cinemática e Dinâmica de corpos celestes e de sistemas, como o estudo da conservação de momento angular nos sistemas solares
• Cálculo de densidades
• Estudo de sistemas de acreção para a formação de Sistemas Planetários
• Análise das magnitudes estelares.
• Estudo de lentes gravitacionais
• Estudo sobre a influência do centro gravitacional e o formato arredondado das estrelas.
• Pesquisa sobre o espectro de cores que emanam das estrelas.
• Importância das Leis de Kepler para o desenvolvimento da Física.
• Estudo sobre o efeito Doppler.
• A importância da Astronomia no estudo das lentes.
• Estudo do eletromagnetismo nas estrelas.
• Pesquisa sobre termodinâmica nos corpos celestes.
• Estudo sobre choques e colisões.
• Pesquisa sobre as três Leis de Newton.
• Estudo da teoria de gravitação universal (Astronáutica).
• Teoria da Relatividade Geral e Restrita de Einstein

6. Química

• Estudo químico da teoria do Big Bang.
• Estudo da formação e composição química de estrelas
• Composição do meio interestelar
• Pesquisa sobre a radioatividade das estrelas.
• Estudo sobre a dinâmica dos gases.
• As reações sobre as reações nucleares (fusão e fissão).
• Estudo sobre a liberação dos fótons (saltos quânticos).
• Análise das reações de combustão.
• A importância do sol para a geração de energia na Botânica (clorofila).

7. Biologia

• Estudo da origem da vida (condições mínimas).
• O comportamento do corpo humano (e de animais) em gravidade zero.
• A influência dos movimentos da lua na fisiologia humana.
• A importância do estudo das marés para a biologia marinha.
• O estudo da influência do sol na Química.
• Pesquisa sobre a radioatividade solar nos seres vivos.

8. Filosofia

• Estudo sobre questões existenciais.
• Pesquisa sobre os estudos de matemáticos gregos e as influências de seus trabalhos para o desenvolvimento do pensamento humano
• A utilização da Astronomia para a comprovação ou derrubada de pensamentos filosóficos.
9. Línguas

• Análise e escrita de textos técnicos voltados para Astronomia.
10. Ensino Religioso

• Astronomia e Teologia – A existência da característica anti-entrópica universal e a existência de uma força controladora.
11. Educação Física

• A influência do sol nas práticas esportivas.
• Estudo sobre as marés para a prática de esportes náuticos.
• A influência da gravidade nas práticas esportivas.
• Estudo sobre a importância do calendário para as práticas esportivas.
• O impacto da relação dia e noite nas atividades físicas (relógio biológico).

Assim, nos deparamos com a realidade da imensa área de contato existente entre a Astronomia e as estruturas básicas do conhecimento humano, existente devido ao fato de que, por se tratar de um universo de estudo extremamente hostil à natureza humana, com poucas informações disponíveis e uma série de limitações físicas a serem superadas. Essas mesmas barreiras que levaram o homem a se superar e a criar processos e produtos (muitos deles utilizados no cotidiano do grande público) apenas foram superadas com a utilização de grande parte do arsenal científico desenvolvido pela humanidade e aplicado em situações concretas extremas.

2 comentários:

  1. Maravilhoso post , parabéns ! Agora "é só colocar em prática!", mas acho que a formação dos prof. não tem esta magnitude...alguns até tentam trazer alguma coisa relacionando a astronomia com os demais temas, mas dificilmente se dedicam a estudar e criar algo interessante -pegam muito o que já vem pronto em revistas, quando tratam do tema. Ensinar é estar permanentemente "apaixonado"..é dedicar-se, e aprofundar-se, aproximar-se, criar uma intimidade...mas que trabalha em 2 ou + lugares não tem tempo para isto...Pena !
    Tenho indicado seu blog - que pode ajudar muuuuuito - e espero que este seu entusiasmo, paixão sejam "perigosamente contagiosos".Bjs, Mammy

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  2. Baleia Chocolatão9/2/10 11:56

    "E agora, certamente, já se vão seis anos... Jamais contara essa história. Os camaradas ficaram contentes de ver-me são e salvo. Eu estava triste, mas dizia: É o cansaço...

    Agora já me consolei um pouco. Mas não de todo. Sei que ele voltou ao seu planeta; pois, ao raiar do dia, não lhe encontrei o corpo. Não era um corpo tão pesado assim... E gosto, à noite, de escutar as estrelas. Quinhentos milhões de guizos...

    Mas eis que sucede uma coisa extraordinária. Na mordaça que desenhei para o principezinho, esqueci de juntar a correia! Não poderá jamais prendê-la ao carneiro. E eu pergunto então: "Que se terá passado no planeta? Pode bem ser que o carneiro tenha comido a flor..."

    Ora eu penso: "Certamente que não! O principezinho encerra a flor todas as noites na redoma de vidro e vigia bem o carneiro..." Então, eu me sinto feliz. E todas as estrelas riem docemente.

    Ora eu digo: "Uma vez ou outra a gente se distrai e basta isto! Esqueceu uma noite a redoma de vidro ou o carneiro saiu de mansinho, sem que fosse notado..." Então os guizos se transformam todos em lágrimas!...

    Eis aí um mistério bem grande. Para vocês, que amam também o principezinho, como para mim, todo o universo muda de sentido, se num lugar, que não sabemos onde, um carneiro, que não conhecemos, comeu ou não uma rosa...

    Olhem o céu. Perguntem: Terá ou não terá o carneiro comido a flor? E verão como tudo fica diferente...

    E nenhuma pessoa grande jamais compreenderá que isso tenha tanta importância."

    O Pequeno Príncipe

    ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

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