“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

15.2.10

Curso na Escola de Astrofísica

FUNDAMENTOS DE MECÂNICA CELESTE

Professor: Irineu Gomes Varella
Local: Escola Municipal de Astrofísica (EMA).
Período: 23 de março a 15 de junho de 2010.
Horário: terças-feiras das 19h às 21h.
Carga Horária: 26 horas-aula.
Requisitos: no mínimo Ensino Médio completo.
Número total de vagas: 50 (cinqüenta).
Taxa única: R$ 44,20.

Objetivo: Proporcionar uma visão geral do movimento dos planetas e demais astros do sistema solar, bem como noções gerais sobre órbitas e perturbações gravitacionais;

Programa do curso: 1. Período sinódico e sideral dos planetas; 2. Leis de Kepler e movimento Kepleriano - movimento elíptico e problema dos 2 corpos; 3. Leis de Newton e Gravitação Universal. Noções sobre perturbações; 4. Noções sobre órbitas parabólicas e hiperbólicas; 5. Conceitos básicos sobre o problemas dos três corpos; 6. Problema restrito dos 3 corpos: pontos de Lagrange; 7. Problema dos N corpos; 8. Noções básicas sobre Astronáutica e mecânica orbital.

Matrículas: O período de matrículas será entre os dias 18 a 26 de fevereiro para quem for realizar pessoalmente entre 14h às 20h com a Ingrid (exceto finais de semana) e de 18 a 28 de fevereiro pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.