Astrônomos de Harvard anunciam a descoberta de um planeta gigante fora do nosso Sistema Solar com uma massa seis vezes maior que a da Terra ficando, em termos de tamanho, entre o nosso planeta e os gigantes gelados do Sistema Solar, Urano e Netuno. Sua superfície é coberta por 75% de água, além de uma atmosfera gasosa. A "Super-Terra", como está sendo chamado o planeta batizado de GJ 1214b, está a 42 anos-luz de distância e em outro sistema solar. Sua descoberta abre novas perspectivas na procura de mundos habitáveis.
GJ 1214b tem uma órbita de 38 horas em torno de uma estrela pequena e fraca, com cerca de um quinto do tamanho do Sol. A temperatura do novo planeta, no entanto, é muito alta para abrigar formas de vida como as terrestres, já que os cientistas calculam que ela gira entre 120 e 280 graus Celsius.
A maior semelhança com a Terra está na densidade, apontam os cientistas. As descobertas até agora sugerem que o planeta recém descoberto é composto por cerca de três quartos de água e gelo e um quarto de rocha. "Apesar de sua temperatura alta, este parece ser um mundo de água", disse Zachory Berta, estudante que primeiro identificou indicações da presença do planeta.
A descoberta foi feita graças ao espectrógrafo Harps, montado no telescópio de 3.6 metros do Observatório Europeu do Sul em La Silla, no Chile.
(Com agência France-Presse)Fonte: Veja.com
Olá ! Vim ler de perto esta notícia , e dar uma olhada na postagem anterior. Agora tenho um pequeno período de "férias", e dá pra curtir um pouco outros assuntos que gosto ( astronomia é um deles!). Legal, não ?
ResponderExcluirUm abraço !