“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

19.12.09

As Fases da Lua

Nas várias noites em que olhamos para o céu à noite, e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo do mês. Às vezes ela aparece cheia, outras vezes com a metade iluminada e outras ainda como um simples filete de luz.


FASES DA LUA
O ciclo lunar tem quatro fases principais:

LUA NOVA
É quando a face da Lua iluminada pelo Sol não pode ser vista da Terra.
Como a Lua está na mesma direção que o Sol, ela nasce e se põe junto com ele.

LUA QUARTO CRESCENTE
Daqui da Terra podemos ver metade da região da Lua que está refletindo a luz do Sol.
Nessa fase, a forma da Lua vista da Terra é diferente nos dois hemisférios. No Hemisfério Norte, a Lua parece com a letra D. No Hemisfério Sul, é o inverso, tem a forma da letra C. É claro que isso é apenas uma forma de identificar a Lua nessa fase. Existem também situações comuns em que ela não se parece com a letra C aqui no hemisfério Sul.
LUA CHEIA
Nessa fase, vemos num círculo toda a face da Lua que está iluminada pelo Sol.
Como a Lua Cheia nasce aproximadamente às 18 horas e se põe no dia seguinte às 6 da manhã, podemos ver a Lua durante toda a noite.

LUA QUARTO MINGUANTE
Como na fase Quarto Crescente, vemos metade da face iluminada da Lua. Só que agora as formas da Lua vistas em cada hemisfério se invertem: no Hemisfério Sul ela surge em forma de D; no Hemisfério Norte, em forma de C. Mas o formato dessas "letras" não é fixo, assim como na fase crescente.

Fase: de um objeto astronômico corresponde ao aspecto que apresenta um astro sem luz própria, planeta ou satélite, de acordo com as condições de iluminação solar vistas de um ponto qualquer de observação, por exemplo da Terra ou de uma nave espacial.

Representação das Fases Lunares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.