“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

25.12.09

A Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (International Space Station, ou simplesmente ISS) — nosso ponto de presença permanente no espaço sideral — é considerada a maior obra de engenharia da história da humanidade. Dezesseis nações, dentre elas o Brasil, trabalham juntas para concluir a mais avançada plataforma de pesquisa espacial já construída.
Encontra-se em órbita em torno da Terra a uma altitude de aproximadamente 360 quilômetros, um tipo de órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa. A órbita da ISS é inclinada 51,6° em relação à linha do Equador e sua altitude é de 402km, por conta disso, a estação pode ser facilmente alcançada por veículos espaciais lançados por todos os países participantes, possibilitando também uma excelente observação da Terra, cobrindo 85% da superfície terrestre e sobrevoando 95% da população mundial.


Por estarmos tão acostumados com ela, não imaginamos como a ISS é verdadeiramente gigantesca.
O mais legal, no entanto, é uma comparação do tamanho da ISS em relação a algumas espaçonaves da ficção científica, como a Colonial Viper Mk1, uma corveta Corelliana, a USS Enterprise NCC-1701-A e a nova Battlestar Galactica.
A ISS está agora mais brilhante do que qualquer estrela no céu que não seja o sol. Ele ultrapassa o brilho de todos os planetas exceto Vênus. Às vezes é excepcional brilho em chamas quando os painéis solares perfeitamente espelho do sol e às vezes é visível em plena luz do dia. Sua velocidade é realmente incrível. Em poucos minutos ela atravessa continentes

O quadro abaixo se trata de um flash gráfico interativo mostrando a linha de tempo para a construção da ISS.
O tamanho relativo de um ônibus espacial à ISS é exagerada pela perspectiva mostrada no quadro fina
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A ANIMAÇÃO

Para saber onde está a Estação Espacial Internacional neste momento:
 ACOMPANHE A ISS CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO
Para conhecer as tripulações das futuras missões (também chamadas de expedições) da estação, assistirimagens em tempo real e outras informações visite o site da NASA CLICANDO AQUI

Fontes: Folha de SP, CollectSpace, Spacepatches
Fonte: Macmagazine.

IMAGENS FASCINANTES DA ISS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.