“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

18.12.09

De Olho no Céu - Um filme gratuito

Para Celebrar o Ano Internacional da Astronomia, foi lançado em rede mundial o filme e livro "The Eyes on the Skies" (De Olho no Céu) produzido em padrão DVD e formato Blu-ray, gratuitamente disponível para uso de redes de TV, educadores, professores, escolas, centros de ciências, planetários, astrônomos amadores, apaixonados afins, etc.
Algumas páginas de cada capítulo e um capítulo inteiro do livro podem ser vistos no site: http://www.astronomy2009.org/  (em inglês)
O filme pode ser copiado da Internet em vários formatos diferentes no site:
http://www.eyesontheskies.org/movie.php
Ele explora as muitas facetas do telescópio — seu desenvolvimento histórico, a sua importância científica, as tecnológicas e também as pessoas por trás desta importante invenção, seus triunfos e suas dificuldades tecnológicas. Ele é apresentado pelo Dr. Joe Liske, um astrônomo profissional do Observatório Meridional Europeu (ESO, European Southern Observatory, localizado no Chile e distribuidor do vídeo da Hubblecast. A ESO possui em seu site: http://www.eso.org/ na seção Multimídia vários filmes para download sobre Astronomia.

Características técnicas

Foi produzido em Full-HD 1080p, também disponível em DVD padrão e formato Blu-ray. Dura 60 minutos, com texto narrado, comentários de especialistas e possui vários elementos visuais: animações, simulações computadorizadas, resultados científicos, observações de observatórios.
Trilha sonora: Movetwo ( http://www.movetwo.de/ )
Produção: ESA/Hubble (produtora do filme Hubble: 15 Anos de Descoberta)
Direção: Lars Lindberg Christensen
Imagem: Martin Kornmesser
Escrito por Govert Schilling e Lars Lindberg Christensen
Apresentador: "Dr. J" (Dr. Joe Liske da ESO, apresentador dos vídeos Hubblecast
Narração: inglês, alemão e chinês (apenas blu-ray) com legendas em 23 diferentes línguas, incluindo Português e Português–Brasil.
As legendas podem ser copiadas em: http://www.eso.org/~lchriste/trans/eyes/subtitles

Organização temática em “capítulos”

O filme é dividido em 7 temas principais, o que permite explorar os 400 anos por etapas, integrando o vídeo a outras atividades que auxiliem a compreensão dos conceitos e idéias envolvidos.
1. Novas Visões do Céu
2. Maior é Melhor
3. Tecnologia de Resgate
4. Da Prata ao Silício
5. Vendo o Invisível
6. Além da Terra
7. Qual o próximo passo?
Uma versão em português pode ser obtida utilizando-se o arquivo das legendas em português indicadas acima, copiando seu conteúdo para um editor de textos.

Assista!! Vale a pena essa viagem através das lentes da Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.