“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

9.12.09

CHUVA DE METEOROS GEMINÍDEOS

Começou dia 07/12 o período da chuva de meteoros Geminídeos, com máximo previsto para a madrugada de 13 p/ 14 de dezembro.
A previsão para a madrugada do dia 13 para 14/12 é de chuva. De meteoros! Da meia-noite até o nascer do sol, cerca de 80 "estrelas cadentes" (como são popularmente conhecidos) devem entrar na atmosfera da Terra a cada hora, deixando brilhantes traços luminosos no céu. O fenômeno de extrema beleza, que é chamado de chuva de Geminídeos, acontece todos os anos no período de 9 a 19 de dezembro, em conseqüência da passagem do asteróide Phaethon pela Terra.

Os meteoros são fenômenos associados à entrada na atmosfera terrestre de pequenas partículas sólidas vindas do espaço. No caso dos geminídeos, fragmentos trazidos pelo asteróide Phaethon. Essas partículas se incendeiam, por atrito, ao entrar na atmosfera, deixando um rastro de luz no céu.
Os interessados em observar a chuva de meteoros devem procurar locais pouco iluminados e sem obstáculos à visão, como árvores e prédios. As praias são boas opções, assim como os terraços de edifícios altos. Visível a olho nu, a chuva de meteoros só exige do seu espectador um pouco de paciência.
Os geminídeos, como sugere o nome, surgem da Constelação de Gêmeos, que fica a nordeste das Três Marias. Para os menos íntimos dos astros, uma dica para não perder o fenômeno é olhar para o céu na direção de onde o Sol se põe.


METEORO NA ÁFRICA DO SUL

(GOA) Próximo a capital da Africa do Sul, Johannesburgo, um meteoro explodiu e câmeras de segurança captaram, dia 21 de novembro, o belo fenômeno. Por instantes, todo o céu foi iluminado como se fosse a luz do dia.
Quedas e explosões de meteoros acontecem a todo o tempo, mas a maior parte não é avistada: ocorre sobre os oceanos, ocorre durante o dia (quando a luz do Sol encobre o fenômeno) ou ocorre quando ninguém está olhando, pois poucos meteoros são tão luminosos e chamam tanto a atenção como este.
 


METEORO ILUMINA OESTE DOS EUA
(BBC / Terra) Um meteoro iluminou partes do céu no Estado americano de Utah, no oeste dos Estados Unidos na última quarta-feira. As imagens foram capturadas por câmeras de segurança do lado de fora do observatório Milford, da Universidade de Utah, e mostram o momento em que o meteoro passou.

"O meteoro entrou na atmosfera da Terra e estava provavelmente a 160 km do solo," disse Seth Jarvis, diretor do Clark Planetarium em Salt Lake City, capital de Utah.
"É quase certo que ele tenha se despedaçado antes de atingir o solo." Cientistas usarão as imagens para estimar o tamanho e a trajetória do meteoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.