Começou nesta segunda-feira (13) uma das mais intensas chuvas de meteoros, a chamada Geminídeos. Os Geminídeos, como sugere o nome, surgem da Constelação de Gêmeos, que fica a nordeste das Três Marias . A chuva, que pode ser vista de qualquer lugar do planeta, de preferência distante da iluminação artificial, ocorrerá até quinta-feira (16).
O período mais intenso do espetáculo será na madrugada de terça-feira. Mas todos esses dias os amantes da astronomia podem observar o fenômeno a olho nu. Segundo a Nasa, são esperados de 50 até 80 meteoros por hora - no pico poderão chegar a 120 por hora.
Para observar uma chuva de meteoros, não é necessário o uso de qualquer instrumento astronômico como telescópios ou binóculos, basta um ambiente escuro e o olho humano, exige um pouco de paciência. Assim, procure um local escuro, se possível livre da poluição luminosa. Fique pelo menos 30 minutos na escuridão antes do início da chuva de meteoros pois deste modo, sua pupila dilatará e você poderá detectar meteoros de brilho mais tênue olhando para o céu na direção de onde o Sol se põe.
(Ai... tô aqui postando isso e acordada até agora esperando o espetáculo... será que hoje eu consigo ver??)
Olá, Marjory!
ResponderExcluirCuidado para, numa dessas vigília, não ser abduzida por um disco voador! O et Bilu, anda por aí mesmo! Portanto, cuidado e "muita calma nessa hora"! KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!
Abraços!!!!!