“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

13.6.10

O Homem foi mesmo à Lua?

20 de julho de 1969, milhões de pessoas em todo o planeta presenciaram o acontecimento do século, a chegada do homem à lua.
"Um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade."
Com a famosa frase de Neil Armstrong, o mundo presenciava um momento incrível. Enfim, o homem conseguira conquistar a Lua (ponto máximo da corrida espacial vivida pelos EUA e URSS em plena guerra fria). 
Na época, o mundo inteiro acompanhou esse momento através da TV e do rádio, mas, tempos depois (e até hoje), incrédulos acusavam a NASA de fraude. Muitos acreditam que tenha sido uma montagem feita em hollywood.
Tem até um site chamado A Fraude do Século conspirando contra o famoso evento.
Bom, acredito eu, que a NASA, não faria uma montagem chula deixando evidências de sua fraude. Mesmo porque, pra nós do hemisfério sul, a tecnologia ainda não estava ao alcance, ao contrário dos EUA, familiarizados com um certo avanço.
Vejamos algumas das dúvidas mais freqüentes dos céticos e suas refutações:

Por que a bandeira está tremulando se não há vento?
Em todas as fotos em que a bandeira está tremulando existe um astronauta por perto. Fato. Uma maneira de fazê-la ficar assim é que no momento em que o astronauta a fincou ao chão, girou sua haste de um lado para o outro (igual fazemos com os guarda-sóis na praia) ou imediatamente após isso. Fora isso a bandeira ficaria somente esticada, já que é composta de uma haste horizontal para mantê-la assim.
Portanto, não existe nada de misterioso nas fotos que a bandeira está esticada ou tremulando.
Outra explicação é a de que há uma haste horizontal no topo da bandeira, só que é uma haste telescópica, e os astronautas deveriam tê-la esticado no comprimento total, só que com a luva de astronauta eles não conseguiram isto, a haste não ficou no comprimento total e a bandeira ficou enrugada.
Mas tem mais, o solo em que está a bandeira é arenoso, tem um pó bastante fino - qualquer vento teria que obrigatoriamente fazer trilhas e levantar nuvens de pó. Não havia nenhuma poeirinha em nenhuma das fotos.

Estrelas. Para onde elas foram?
"Para aqueles com conhecimentos mínimos em fotografia, este fato não esconde conspiração alguma. É bem conhecido o fato de que para fotografar objetos que emitem pouca luz, como estrelas, é preciso aumentar o tempo de exposição da imagem para que uma maior quantidade de luz passe pelo obturador da máquina e impressione o filme (ou utilizar um "filme rápido" que se sensibilize mais rapidamente, diminuindo o tempo de exposição). É claro que isto é um problema se você quer, na mesma foto, retratar objetos zilhões de vezes mais brilhantes, como uma enorme Lua cheia ou astronautas em roupas brancas reluzentes andando em um terreno brilhante. Neste caso o excesso de luz acabaria "lavando" a imagem, tornando a foto borrada."

Por que o homem nunca voltou lá após o ano de 1972?

Custo elevado e mudança de metas científicas. Não era mais viável e não chamava tanta a atenção como no início, além de ser muito mais barato e seguro enviar robôs e sondas em vez de homens.
Ter o homem na Lua foi, no geral, uma jogada de marketing dos EUA, pois no critério de dados, mapeamento, exploração, a União Soviética conseguiu o mesmo sem 'pisar' lá.
Só que durante a guerra fria, com duas potências disputando uma corrida espacial; qual seria o diferencial para dar um passo a frente do inimigo? Dar um passo na lua. Literalmente.
Segundo o site G1, já está tudo planejado:
A Nasa - agência espacial americana - só quer saber agora do futuro, do programa Constellation, que pretende levar o homem à Lua até 2020. A construção do próximo meio de transporte já começou. Espalhados pelo país inteiro pesquisadores, engenheiros, astronautas trabalham intensamente para viabilizar a ida do homem à Lua, mais uma vez.

Como diria um personagem da Walt Disney: 
"Ao Infinito... e Além!!!


Curiosidade: Buzz Lightyear foi criado em homenagem ao Edwin 'Buzz' Aldrin um dos astronautas que estavam na Apollo 11.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.