Sírius é a estrela mais brilhante do céu ... sem contar o Sol, naturalmente. É 20 vezes mais luminosa que o nosso Sol e duas vezes mais maciça. Em 1862 descobriu-se que Sírius, na realidade, é um sistema binário (duplo), sendo que a sua companheira, Sírius B é um cadáver. Um cadáver porque se tornou uma anã branca. Embora seja praticamente do mesmo tamanho que o nosso planeta, é bom que ninguém decida passar as férias em Sírius B. Um ser humano de 68 quilos chegará à superfície da estrela pesando 25 mil toneladas. Pois é, tamanho não é documento: embora pequeno, o cadáver estelar tem muita massa, e é ela a responsável pela intensidade da força
Para localizar Sírius no céu, o primeiro passo é saber localizar uma das constelações mais conhecidas, a constelação de Órion, que possui três estrelas popularmente conhecidas como "As Três Marias". Para quem nunca tentou se localizar no céu, achar as três marias é o melhor ponto de partida. Distinguir as três marias de outros grupos de três estrelas é questão de prática e paciência (não tente descobrir tudo em cinco minutos). Depois que achar as três marias, localize também as estrelas em volta. Traçando uma linha a partir das três marias é possível achar Sirius, que é a estrela mais brilhante. Veja o desenho (e tente achá-lo no céu).
Boa sorte e um forte abraço!!!
Boa sorte e um forte abraço!!!
Muito Legal esse Post, Obrigado pela dica!!!!!! Beijos
ResponderExcluirOi Dani. Obrigada por sua visita. Beijos Mil
ExcluirMuito obrigada, sempre quis achar Sirius, agora sei como.
ResponderExcluirQue ótimo que o blog foi útil. Fico mega feliz Aline. Mil beijos!
ExcluirDesde de criança o céu sempre me consolava, e em uma dessa adodei a estrela sirius como minha sem saber da sua grandeza... Tenho uma ligação muito forte com os misterios de universo, e suas informações são de muita importancia, obrigada.
ResponderExcluirQue lindo! Fico muito feliz em saber disso. Realmente, Sírius é "mágica"... entra na alma. Gosto das Plêiades tb. Mil beijos!
ExcluirMuito obrigado a vocês isso foi de grande ajuda para mim estudar para a Olimpíada de Astronomia :)
ResponderExcluirOlá Carolzinha, a Olimpíada é importate e adoro ajudar. Conte comigo e mto obrigada pela sua visita. Mil beijos
ExcluirRealmente é sempre bom observar o céu . . Eu consegui encontrar a musa da madrugada, a estrela Sirius por acaso pois eu acordei de madrugada e vi uma linda estrela com um brilho tão diferente das outras, parecia um diamante no céu. . E fui procurar na internet de madrugada mesmo que estrela tão brilhante era aquela foi então que foi a Sirius, agora tive a certeza através desse site que foi a Sirius que vi, agora toda madrugada quando posso eu a vejo :)
ResponderExcluirOi Emylin, realmente, Sírius encanta e transfere seu brilho para nosso olhar. Adorei ter você por aqui. Volte sempre. Mil beijos.
ExcluirAdoro astronomia :)
ResponderExcluirEu tambéééémmmm..rrss é a melhor ciência que existe!! Mil beijos!
Excluirorion e sirius sao apreciados desde o egito antigo!!! .pq será....
ResponderExcluirAcho que o motivo desses ser sua intensa luminosidade no céu. Chama atenção e são extremamente belos.
ExcluirObrigada por seu comentário. Beijokas
Alegra-me ser o membro 88 neste site, esse número rege minha vida em todos os aspectos! O número 8.
ResponderExcluirOlá Osmar, td bem?
ExcluirO meu é o 7. Estamos bem próximos...rrss
Obrigada por ter me visitado. Mil beijokoas
É impressão minha ou às duas últimas fotos tão invertidas?
ResponderExcluirInvertidas porque depende do hemisfério em que é observado. As imagens demostram Órion observado dos dois hemisférios. Boa observação a sua. Vou colocar uma postagem sobre o assunto. Obrigada por seu comentário. Mil beijokas George!
ExcluirSirius é espetacular...toda noite de céu aberto dou uma olhada nela. Mas minha preferida é Betelgeuse!!!
ResponderExcluirOlá Paulo. Gosto de Sírius e das Plêiades. Mas é difícil escolher tendo em vista que todas as estrelas são impresionantemente lindas dentro de suas particularidades. Obrigada por seu comentário!
ExcluirSentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.
Fernando Pessoa