“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

25.12.10

Superbactérias do espaço

(Ai que bactérias "fofinhassss...")


Brasileiros estudam micro-organismos resistentes a condições extremas

por Allan de Abreu
Digamos que já fosse possível passar uma temporada em Marte. Você iria? Só se quisesse morrer. Sem uma atmosfera como a da Terra para filtrar a radiação solar, nosso corpo seria exposto a condições que a tecnologia ainda não consegue evitar. “A radiação faria com que, em menos de um ano, desenvolvêssemos câncer”, diz a biofísica Claudia Lage. Ela faz parte de uma equipe de pesquisadores envolvidos no primeiro laboratório de astrobiologia do Brasil. O centro, um dos 14 dedicados ao tema no mundo, deve ser inaugurado em dezembro em Valinhos (SP), para estudar micro-organismos ultrarresistentes que podem ser usados na fabricação de roupas e equipamentos para astronautas. 

A ideia é aproveitar as características das 40 espécies já conhecidas, como a habilidade de sobreviver à desidratação total, à ausência de ar e a pressões até 30 vezes maiores do que as suportadas por um ser humano.
Fonte: GALILEU
VEJA NO FINAL DA REPORTAGEM AS BACTÉRIAS MAIS RESISTENTES
 O problema da viagem para Marte, por exemplo, poderia ser resolvido quando descobrirem como funciona a Deinococus radioduran, superbactéria que resiste a até 15 mil grays (Gy) de radiação — como comparação, um ser humano morre se exposto a raios de 4 Gy. Por terem superpoderes tão peculiares, esses organismos podem até mesmo serem ETs. “Como resistem a viagens pelo espaço, é possível que tenham vindo de outros planetas por meio de cometas e meteoros”, diz Douglas Galante, astrônomo da USP à frente do projeto. Com o novo laboratório, haverá mais possibilidades de torturar os micro-organismos para ver até onde resistem e descobrir como fazem isso. 


Maurício Pierro
Deinococcus radiodurans
Espalhado por toda a Terra, com exceção dos polos, ele suporta níveis altíssimos da radiação e também resiste ao vácuo e à completa desidratação
Maurício Pierro
Dunaliella salina
Alga encontrada em lagos próximos a desertos. Suporta alta concentração de sal (condição de Marte) e tolera radiação em níveis semelhantes ao daDeinococcus
Maurício Pierro
Shewanella benthica
O micro-organismo vive na Fossa das Marianas, no Pacífico, um dos pontos mais profundo dos oceanos. Suporta pressão de 1.000 atmosferas (atms), enquanto o ser humano resiste a até 33 atms

Um comentário:

  1. Olá, Marjory!
    Uma solução "imediatista" seria a construção de uma gigantesca rede de túneis e de veículos especiais para se transitar por alí. Também, a maioria das construções (semi-enterradas) teriam que possuir meios para contornarem os efeitos nocivos da radiação. Com o tempo, a presença de vegetação e de outras tecnologias 9já planejadas), então teriá-mos a solução definitiva do problema.
    abraços!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.