“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

5.6.10

O balé dos astros Regulus e Marte é a grande atração no céu noturno.


Conjunção Regulus-Marte avança e é destaque no céu noturno

No céu, na direção noroeste. dois pontos bem brilhantes dançam em leves movimentos avançando ao encontro iminente.
(...) E poucos dias milhões de cliques serão disparados contra o firmamento. O que está acontecendo?
Até a metade de junho, o Planeta Marte e a estrela Regulus comandam o show e serão a grande atração da abóbada celeste, alvo de milhões de cliques e lentes telescópicas em todo o mundo. Visualmente eles parecem se aproximar e no dia 6 de junho estarão tão próximos que parecerá que vão se chocar.
Essa aproximação cósmica se chama Conjunção Celeste e ocorre quando dois objetos aparentemente se aproximam um do outro no firmamento. Dizemos aparentemente porque isso só ocorre visualmente. Na realidade Marte e Regulus estão bem distantes entre si, mas suas posições em relação à Terra nos causa a impressão de que estão muito próximos.
Vendo a Conjunção
Observar a aproximação Regulus-Marte é muito fácil e não requer prática e nem habilidade. Basta simplesmente olhar para o céu após o Sol se pôr. Os dois objetos estarão visíveis entre os quadrantes norte e oeste e poderão ser admirados até que se ponham abaixo do horizonte. Na prática é possível vê-los entre as 18h30 e 22h00 pelo horário de Brasília. A carta celeste acima ajuda a localizar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.