“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

28.4.10

A ESTRELA SÍRIUS NO CÉU

Sírius é a estrela mais brilhante do céu ... sem contar o Sol, naturalmente. É 20 vezes mais luminosa que o nosso Sol e duas vezes mais maciça. Em 1862 descobriu-se que Sírius, na realidade, é um sistema binário (duplo), sendo que a sua companheira, Sírius B é um cadáver. Um cadáver porque se tornou uma anã branca. Embora seja praticamente do mesmo tamanho que o nosso planeta, é bom que ninguém decida passar as férias em Sírius B. Um ser humano de 68 quilos chegará à superfície da estrela pesando 25 mil toneladas. Pois é, tamanho não é documento: embora pequeno, o cadáver estelar tem muita massa, e é ela a responsável pela intensidade da força
gravitacional desse sistema estelar binário.
Para localizar Sírius no céu, o primeiro passo é saber localizar uma das constelações mais conhecidas, a constelação de Órion, que possui três estrelas popularmente conhecidas como "As Três Marias". Para quem nunca tentou se localizar no céu, achar as três marias é o melhor ponto de partida. Distinguir as três marias de outros grupos de três estrelas é questão de prática e paciência (não tente descobrir tudo em cinco minutos). Depois que achar as três marias, localize também as estrelas em volta. Traçando uma linha a partir das três marias é possível achar Sirius, que é a estrela mais brilhante. Veja o desenho (e tente achá-lo no céu).
Boa sorte e um forte abraço!!!

20 comentários:

  1. Muito Legal esse Post, Obrigado pela dica!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Obrigada por sua visita. Beijos Mil

      Excluir
  2. Muito obrigada, sempre quis achar Sirius, agora sei como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que o blog foi útil. Fico mega feliz Aline. Mil beijos!

      Excluir
  3. Desde de criança o céu sempre me consolava, e em uma dessa adodei a estrela sirius como minha sem saber da sua grandeza... Tenho uma ligação muito forte com os misterios de universo, e suas informações são de muita importancia, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Fico muito feliz em saber disso. Realmente, Sírius é "mágica"... entra na alma. Gosto das Plêiades tb. Mil beijos!

      Excluir
  4. Anônimo9/5/12 10:42

    Muito obrigado a vocês isso foi de grande ajuda para mim estudar para a Olimpíada de Astronomia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolzinha, a Olimpíada é importate e adoro ajudar. Conte comigo e mto obrigada pela sua visita. Mil beijos

      Excluir
  5. Realmente é sempre bom observar o céu . . Eu consegui encontrar a musa da madrugada, a estrela Sirius por acaso pois eu acordei de madrugada e vi uma linda estrela com um brilho tão diferente das outras, parecia um diamante no céu. . E fui procurar na internet de madrugada mesmo que estrela tão brilhante era aquela foi então que foi a Sirius, agora tive a certeza através desse site que foi a Sirius que vi, agora toda madrugada quando posso eu a vejo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emylin, realmente, Sírius encanta e transfere seu brilho para nosso olhar. Adorei ter você por aqui. Volte sempre. Mil beijos.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Eu tambéééémmmm..rrss é a melhor ciência que existe!! Mil beijos!

      Excluir
  7. orion e sirius sao apreciados desde o egito antigo!!! .pq será....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o motivo desses ser sua intensa luminosidade no céu. Chama atenção e são extremamente belos.
      Obrigada por seu comentário. Beijokas

      Excluir
  8. Alegra-me ser o membro 88 neste site, esse número rege minha vida em todos os aspectos! O número 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmar, td bem?
      O meu é o 7. Estamos bem próximos...rrss
      Obrigada por ter me visitado. Mil beijokoas

      Excluir
  9. É impressão minha ou às duas últimas fotos tão invertidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invertidas porque depende do hemisfério em que é observado. As imagens demostram Órion observado dos dois hemisférios. Boa observação a sua. Vou colocar uma postagem sobre o assunto. Obrigada por seu comentário. Mil beijokas George!

      Excluir
  10. Sirius é espetacular...toda noite de céu aberto dou uma olhada nela. Mas minha preferida é Betelgeuse!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo. Gosto de Sírius e das Plêiades. Mas é difícil escolher tendo em vista que todas as estrelas são impresionantemente lindas dentro de suas particularidades. Obrigada por seu comentário!
      Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.
      Fernando Pessoa

      Excluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.