“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

10.8.10

OBSERVE! TRIÂNGULO DE PLANETAS E CHUVA DE METEOROS

As próximas noites oferecem duas espetaculares vistas cósmicas que qualquer pessoa pode apreciar. Começou este fim-de-semana um lindo alinhamento dos planetas Vênus, Marte e Saturno. Esta impressionante reunião precede a anual chuva de meteoros das Perseídas, um festival de estrelas cadentes que terá o seu pico entre 11 e 13 de Agosto.
Cerca de uma hora depois do pôr-do-Sol, qualquer pessoa com uma vista desimpedida do horizonte a Oeste-Noroeste deverá ser capaz de avistar o triângulo dos três planetas, brilhando baixos a Oeste. Encontram-se restringidos a uma área relativamente pequena do céu, formando um conjunto muito distinto e que salta à vista.
Vénus, a famosa "Estrela da Tarde," é o ponto mais brilhante do céu, com Marte e Saturno aparecendo em volta como pontinhos brilhantes.
Na noite de 12 de Agosto, os três planetas continuam o seu espectáculo a Oeste, desaparecendo bem depois do pôr-do-Sol, depois das 22 horas. Mas o espectáculo não acaba aqui, seguem-se as Perseídas.
As Perseídas são provocadas por detritos do cometa Swift-Tuttle. A cada 133 anos o cometa passa pelo Sistema Solar interior e deixa para trás um rasto de detritos. A Terra passa por entre estes detritos todos os meses de Agosto. Quando os bocados de cometa entram na nossa atmosfera, vaporizam-se, criando os meteoros.
Se o tempo permitir, os observadores do céu podem avistar estas "estrelas cadentes" em qualquer lado, mas os melhores sítios são aqueles com céu escuro, longe das áreas urbanas.
A melhor altura para observar a chuva de meteoros será durante as horas da madrugada de Quarta, dia 11 de Agosto, até antes do amanhecer de dia 13 - duas noites completas. Observadores pacientes com boas condições conseguirão ver até 60 estrelas cadentes por hora, ou mais.
Fonte: Astroboletin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.