“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

29.8.10

A visita do ET

Nosso planeta é uma pedrinha no espaço girando em torno da estrela chamada Sol em um dos braços espiralados da galáxia chamada Via Láctea...um viajante espacial certamente nem prestaria atenção, a menos que ele estivesse procurando pela beleza... neste caso ele diria
- Que belo planeta azul, acho que enfim encontramos o paraíso! Se aproximando, ele veria as montanhas e os vales, as calotas polares, os rios e as florestas e pensaria certamente :
- A natureza foi generosa com este lugar, seus habitantes devem ser muito felizes

Manobrando para aterrissar ele já veria as nuvens de pássaros, e com seus instrumentos os peixes no fundo do mar, os animais nos campos e florestas. Veria e estranharia aquelas outras criaturas que estão em todo parte : no mar com seus barcos e escafandros, no fundo do mar com seus submarinos, no ar com seus aviões, na terra com suas casas e carros ...

Photobucket
Aterrissando sobre uma praia, observava extasiado a natureza ao redor quando um habitante do planeta se aproximou e vendo sua admiração, comentou :
Aproveite este espetáculo, pois talvez ele não dure por muito tempo.
Pois é, a conquista espacial ainda é recente, mas o espaço em torno da Terra já está repleto de detritos de satélites.
As calotas polares estão se fundindo devido ao aquecimento climático.
As verdes florestas estão desaparecendo devido à deflorestação.
A biodiversidade está se empobrecendo devido ao uso predador dos recursos da natureza.
Os rios estão poluídos pelos esgotos domésticos e os mares são freqüentemente maculados pelas marés negras ou pelos navios que modo selvagem jogam seus rejeitos tóxicos neles.
O visitante perguntou :
Porquê?
Nosso habitante retrucou :
Você viu aquela criatura que estava nos céus, nos ares, nos mares, na terra? Ele não tinha garras, nem força nem velocidade, então para se adaptar ao planeta ele desenvolveu seu cérebro...o que permitiu que pouco a pouco ele se organizasse e explorasse os recursos da própria natureza para se adaptar a ela. O problema é que ele não respeitou os limites e o espaço das outras espécies, esqueceu que ele também faz parte deste planeta e rompeu seu equilíbrio".
O "estrangeiro" perguntou :
Então é o fim deste paraíso?
A resposta foi :
Este planeta já conheceu outros habitantes que desapareceram e provavelmente irá sobreviver a estes também. Quem está correndo risco é principalmente a espécie humana. E seria a primeira vez que uma espécie se destrói pelos seus próprios meios. Mas talvez ainda haja uma esperança...o povo já se conscientizou do problema e começou a agir para revertê-lo, compreendeu que suas atividades econômicas devem respeitar a natureza e erradicar a pobreza, criando assim um novo equilíbrio, que permitirá a todos de viver bem e garantir a sobrevivência das futuras gerações, é o chamado desenvolvimento sustentável ..."





O extraterrestre disse :
Você acredita que conseguirão ou quer partir comigo?
O que você faria? Porque?

28.8.10

Antares - O Coração de Escorpião

Antares é uma estrela 700 vezes maior e 10.000 mil vezes mais brilhante que o Sol que inspirou a imaginação de civilizações milenares. É conhecida como o coração de escorpião pois está cravada no peito do bicho.
Seu nome vem de anti-Ares, que significa rival de Marte
Na mitologia grega, Ares era o Deus da guerra, que corresponde a Marte que seria seu nome romano.
A estrela Antares rivaliza com Marte em cor e brilho quando o planeta está mais próximo à Terra.
Antares ocupa a posição 14 no ranking das estrelas mais brilhantes e sua fama vem desde a Antiguidade, quando era citada pelos egípcios, persas e árabes, entre outros povos.Chame essa estrela para o centro do Sistema Solar (avise o Sol para sair antes) e Antares se estenderá até a beira do cinturão de asteróides, engolindo Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e provando que essa história de rivalidade com o Planeta Vermelho é pura intriga.
Segredos da estrela
A GRANDE REVELAÇÃO SOBRE ANTARES e que ela não mora sozinha! Vive com uma companheira quatro vezes o tamanho do Sol. Ambas giram em torno de um centro comum de gravidade, como um casal de mãos dadas.

15.8.10

Poeminha

Ouvir Estrelas (Via Láctea)

Olavo Bilac

"Ora direis ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrela

10.8.10

OBSERVE! TRIÂNGULO DE PLANETAS E CHUVA DE METEOROS

As próximas noites oferecem duas espetaculares vistas cósmicas que qualquer pessoa pode apreciar. Começou este fim-de-semana um lindo alinhamento dos planetas Vênus, Marte e Saturno. Esta impressionante reunião precede a anual chuva de meteoros das Perseídas, um festival de estrelas cadentes que terá o seu pico entre 11 e 13 de Agosto.
Cerca de uma hora depois do pôr-do-Sol, qualquer pessoa com uma vista desimpedida do horizonte a Oeste-Noroeste deverá ser capaz de avistar o triângulo dos três planetas, brilhando baixos a Oeste. Encontram-se restringidos a uma área relativamente pequena do céu, formando um conjunto muito distinto e que salta à vista.
Vénus, a famosa "Estrela da Tarde," é o ponto mais brilhante do céu, com Marte e Saturno aparecendo em volta como pontinhos brilhantes.
Na noite de 12 de Agosto, os três planetas continuam o seu espectáculo a Oeste, desaparecendo bem depois do pôr-do-Sol, depois das 22 horas. Mas o espectáculo não acaba aqui, seguem-se as Perseídas.
As Perseídas são provocadas por detritos do cometa Swift-Tuttle. A cada 133 anos o cometa passa pelo Sistema Solar interior e deixa para trás um rasto de detritos. A Terra passa por entre estes detritos todos os meses de Agosto. Quando os bocados de cometa entram na nossa atmosfera, vaporizam-se, criando os meteoros.
Se o tempo permitir, os observadores do céu podem avistar estas "estrelas cadentes" em qualquer lado, mas os melhores sítios são aqueles com céu escuro, longe das áreas urbanas.
A melhor altura para observar a chuva de meteoros será durante as horas da madrugada de Quarta, dia 11 de Agosto, até antes do amanhecer de dia 13 - duas noites completas. Observadores pacientes com boas condições conseguirão ver até 60 estrelas cadentes por hora, ou mais.
Fonte: Astroboletin

6.8.10

Estão abertas as incrições para concurso de fotografias astronômicas

Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico “Conjunção de Agosto”, que premiará as dez melhores fotos da conjunção. O concurso é promovido pela Rede Brasileira de Astronomia (RBA), que convida todos os interessados, inclusive alunos de escolas de ensino básico e ensino médio, para participar.
O concurso fotográfico faz parte da campanha de observação astronômica “Festa dos Astros”, que incentiva as pessoas a observar o céu na primeira quinzena de agosto, nas primeiras horas após o por do sol pois será possível observar os planetas Vênus, Marte e Saturno muito próximos, com Mercúrio um pouco mais próximo ao horizonte.
O fenômeno culmina nas noites de 12 e 13 de agosto, quando a Lua crescente chega para participar dessa “festa no céu”. Instrumentos modestos como binóculos e pequenos telescópios podem fornecer imagens do encontro desses planetas.
As imagens escolhidas serão premiadas com um exemplar do livro “Fascínio do Universo”, editado por Augusto Damineli e João Steiner, e um DVD “De Olho no Céu, dirigido por Lars Lindberg Christensen
Para ver o regulamento do concurso clique AQUI
Fonte: RBA

4.8.10

Erupção de plasma solar gerou aurora boreal espetacular

Aurora boreal é fotografada na noite desta quarta (4) em floresta ao norte de Oslo, na Noruega. Uma erupção solar causada no último domingo (1) resultou em uma aurora boreal espetacular nas regiões polares do planeta
PARA VER MAIS FOTOS DA AURORA BOREAL CLIQUE AQUI

2.8.10

Pequeno Astrônomo & RBA

Criado o novo site da  RBA - Rede Brasileira de Astronomia.

A Rede Brasileira de Astronomia (RBA) foi fundada no ENAST de 2009, em Londrina, para dar continuidade às atividades de divulgação realizadas ao longo do Ano Internacional da Astronomia 2009.
O novo site da RBA é administrado por Marcelo Domingues e sua equipe do CAsB (Clube de Astronomia de Brasilia), que gentilmente se colocaram à disposição para dar continuidade aos trabalhos anteriormente desenvolvidos por Patricia Bessa no site do IYA 2009.

Assessorando a equipe do CAsB estará inicialmente uma Comissão Provisória composta pelos coordenadores do IYA2009. A duração dessa Comissão será de um ano, e, além de ajudar no conteúdo do site, ela acompanhará e avaliará o desenvolvimento da RBA nos próximos meses.

Para ver o Pequeno Astrônomo no site da RBA clique Aqui

1.8.10

Quiz de Astronomia

No site da revista "Ciência Hoje das Crianças" há um quizz legal para você testar seus conhecimentos sobre Astronomia.
Para acessar, clique na imagem: