Um relógio de sol mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol.
Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variavam. Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia estará no seu tamanho mínimo e ao entardecer volta a alongar-se novamente.
O princípio fundamental para a construção de um relógio de sol é o de que o ponteiro (gnômon) que irá projetar a sombra sobre o mostrador deve ser posicionado de forma a ficar paralelo ao eixo de rotação da Terra.
Não é preciso dizer que o Sol influencia profundamente a vida de todos. Construir um relógio solar é uma atividade interdisciplinar que enriquece muito os conceitos de orientação pois, a criança começa a analisar os movimentos diários do sol, observando a necessidade em se medir o tempo.
E foi exatamente isso que o PROJETO PEQUENO ASTRÔNOMO juntamente com os alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal "Prof.ª Edina Aparecida Bampa da Fonseca" da cidade de Valinhos,SP fizeram no dia 11/11/2009.
Foi um experimento bastante lúdico e educativo. Mais do que fazer o relógio funcionar, discutimos sobre os pontos cardeais e pudemos explorar melhor a bússola, falar sobre formas diferentes de orientação temporal e espacial nos tempos antigos e atuais.
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