“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

12.10.10

Astronomia no mundo infantil

Dia da criança e Astronomia

O mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas maravilhosa! É de lá que saem os pensamentos, as ações e as aventuras que os pequenos fantasiam. Nós adultos sabemos o quanto é difícil frear a correria do dia-a-dia para dar atenção ao que dizem as crianças. Entretanto, esse momento é valioso e muito importante para o desenvolvimento da criança, pois a imaginação está ligada a criatividade e precisamos ser criativos para nos destacarmos na vida em sociedade, não é mesmo? Então, ouça o que seu filho diz, não julgue antecipadamente, nem desmereça a história que foi contada. Estimule lançando perguntas e até mesmo fazendo sugestões, se a criança permitir. Ao final, ajude a criança a distinguir sobre o que pertence a realidade e o que pertence a imaginação. Essa troca é um bom momento para introduzir o que é certo e o que é errado e também para apresentar à criança o que você pensa sobre a vida.*
Nesta questão, a Astronomia tem muito a contribuir para a formação do indivíduo pois ao fantasiar viagens espaciais no intuito de desvendar os mistérios do Universo, ele é instigado a imaginar em como seriam e viveriam seres em outros planetas; como tudo funciona e porquê assim funciona. Começa então uma investigação que o estimula a buscar respostas.
É fato: astronomia, imaginação, criatividade, ciência, conhecimento e felicidade estão interligados intrinsecamente.
Op's! Eu disse felicidade? Como assim?
Porque, acredito fielmente que toda criança que tem liberdade para imaginar e criar, se torna um adulto mais confiante e feliz.
Então, pais e educadores, incentivar o conhecimento através da Astronomia é um excelente investimento.
Um grande beijo e um forte abraço!
Parabéns à todas as crianças - motivo da nossa luta.

*Consulta: Daniela Ruiz de Mendonça - Psicóloga e Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.