“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

25.1.10

Marte em oposição

PREPAREM-SE PARA A GRANDE ATRAÇÃO DO MÊS DE JANEIRO!!!

O planeta Marte está perto da Terra

A cada 26 meses a Terra passa entre Marte e o Sol. Os astrônomos chamam isso de “oposição” porque, visto da Terra, Marte surge no céu do lado oposto ao Sol.

Na próxima quarta-feira, dia 27 de janeiro, Marte alcançará a distância de 99 milhões de quilômetros da Terra. Isso se deve justamente ao fato de que Marte está em seu periélio (o ponto da órbita que está mais perto do Sol) e a Terra próxima de seu afélio (o ponto da órbita que está mais distante do Sol).

Nestas alturas a Terra está mais próxima de Marte
Já houve momentos em que Marte esteve com uma distância ainda menor (as últimas foram assim), mas isso não impede a sua observação.

Até a noite de 29 de janeiro de 2010 Marte brilhará no alto do céu por volta da meia-noite.
Ele nasce à Leste, logo após o pôr-do-sol (consulte um mapa do céu).

MARTE PODE SER VISTO A OLHO NU todos os anos, mas em 2003
ele esteve exepcionalmente mais brilhante. Foi a maior aproximação
entre o Planeta Vermelho e a Terra em exatos 59.619 anos!

A olho nu, é fácil perceber a luminosidade vermelho-alaranjada de Marte. Porém, longe das luzes urbanas e com o uso de binóculos ou telescópio a visão de Marte se torna deslumbrante.
A lua pode atrapalhar um pouco pois entrará em sua fase cheia e seu brilho estará reluzente no céu!
Qual a chance de acontecer de novo?

Até o distante ano 3000 vão acontecer 15 oposições periélicas. A melhor delas será em 2729, quando Marte ficará a 55.651.000 quilômetros da Terra (melhor que em 2003). A próxima oposição periélica acontece em julho de 2018.
Para aproveitar melhor o evento e se sentir um verdadeiro marciano, vc pode participar da SEMANA MARCIANA. Para mais detalhes, clique na imagem (folder) abaixo e acesse o site. BONS CÉUS!!!

Um comentário:

  1. Adoro passear por estas paragens...Adorei a visitinha e comentário. Estou pensando seriamente numa atividade " astronômica", você alguma sugestão ? O tema é super legal e tem zilhões de possibilidades...tá me dando uma vontade...Faça uma sugestão e se precisar vou pedir so-cor-ro !!! a você . Bjs estrelados ! Mammy

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.