“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

10.10.09


Informações acerca de Saturno
Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar e o sexto a partir do Sol


Na mitologia romana, Saturno é o deus da agricultura. Corresponde ao deus Cronus dos gregos, filho de Urano e Gaia e pai de Zeus (Júpiter). Saturno é a raiz da palavra inglesa "saturday" que quer dizer “sábado”. Galileu foi o primeiro a observá-lo com um telescópio, em 1610 e visitado pelo primeira vez pela sonda espacial Pioneer 11 em 1979.
É um planeta gasoso e o menos denso dos planetas; sua gravidade é inferior a da água (se você pudesse colocar Saturno dentro d'água, ele flutuaria).



Os anéis de Saturno são extraordinariamente finos e, embora pareçam contínuos quando vistos da Terra, na verdade, são formados de milhares de pequenas partículas de diferentes tamanhos, variando de um centímetro a vários metros e até quilômetros de comprimento. As partículas dos anéis são compostas basicamente de gelo de água, mas partículas rochosas cobertas por gelo podem também existir.











Saturno tem um forte campo magnético.
Família de Saturno
Pode-se ver Saturno no céu noturno a olho nu.
Embora não seja tão brilhante quanto Júpiter, é facilmente identificável porque ele não "pisca" como as estrelas.
Aspecto dos Aneis de Saturno visto da Terra.



Um comentário:

  1. Muito interessante essa matéria sobre Saturno. Completa e de leitura fácil. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.