“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

4.10.09

China elabora mapa da lua em três dimensões

A China elaborou um mapa de alta definição em três dimensões de toda a superfície da lua. A China planeia ainda enviar um voo não tripulado à superfície lunar em 2012 e uma missão tripulada ao satélite da Terra até 2020.
Segundo a agência de notícias Nova China, o mapa foi elaborado com o uso de imagens obtidas por uma câmara instalada na primeira sonda lunar chinesa, a Chang'e 1, lançada em outubro de 2007. O mapa, que reúne mais de nove milhões de unidades de informação, será utilizado para a estudar as formações geológicas da Lua.
"Fornece as bases para o estabelecimento de futuros projectos científicos", afirmou Liu Xianlin, um dos autores do trabalho e membro da Academia Chinesa de Cartografia. Liu Xianlin afirmou ainda que o mapa em três dimensões permitirá aos cientistas estudar as características da superfície lunar e melhorar a compreensão de sua geologia e sua evolução.


Um comentário:

  1. Maravilha o seu cantinho.
    Clicando daqui, clicando dali, cheguei até você.
    Gostei do seu cantinho, é muito lindo e relevante. Eu não estou podendo ler tudo de uma vez porque a tela do computador atrapalha um pouco a minha visão, mas certamente voltarei mais vezes.
    O meu território já está demarcado.
    Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.