“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

18.9.09



Descobrir evidências de vida em planetas rochosos fora do sistema solar. Esta é a missão do Projeto CoRoT do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), da França, que conta com a participação da Agência Espacial Européia (ESA) e também do Brasil.
O telescópio espacial observará 120 mil estrelas dentro do disco da Via Lactea, procurando planetas em torno de estrelas semelhantes ao Sol com dois objetivos principais:

1. Descobrir novos planetas extrasolares a partir da detecção de trânsitos planetários;

2. Estudar a rotação e a convecção nas estrelas através da sismologia estelar.

O acrônimo CoRoT (pronuncia-se "corrô") vem justamente da fusão dessas três palavras:
COnveccão + ROtação + Trânsitos. Mas, também é homônimo de Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875), pintor parisiense que foi um dos grandes nomes da transição entre o classicismo e o impressionismo nas artes plásticas, um nome adequado para uma missão que pretende pintar um novo quadro na astronomia moderna.
Convecção e rotação, os dois primeiros termos do nome da sonda Corot, referem-se à sua capacidade de avaliar o interior das estrelas, estudando as ondas acústicas que se propagam em suas superfícies, uma técnica chamada astrosismologia. Já trânsito refere-se a uma técnica por meio da qual a presença de planetas ao redor de uma estrela pode ser inferida por tênues variações no brilho da estrela, que podem ser detectadas quando o planeta passa à sua frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.