“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

30.1.14

Tudo é movimento...

O sol, em sua trajetória pelo espaço, arrastando todos os planetas do sistema solar com ele, inclusive a Terra, 3o planeta de quem vem da estrela quente.
Tudo se move! Um convite a pensarmos a nossa pequenez e grandeza, o milagre da nossa existência, o nosso lugar no turbilhão do mundo...

28.1.14

Poeminha

Serenata

"Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permita que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"
Cecília Meireles

Meu nome no espaço!! E o seu?


A NASA está convidando o público de todo o mundo para enviar o nome a um asteróide através de uma nave espacial robótica, que deve ser lançada dentro de 2 anos.
Não é a primeira vez que a NASA tem feito esse tipo de 'convite'. À há cerca de 15 anos ela coletando nomes e enviando-os junto com as suas missões espaciais.
"Estamos entusiasmados em compartilhar a aventura OSIRIS-REx com as pessoas de todo o planeta Terra," disse Dante Lauretta, investigador principal da missão OSIRIS-REx , da Universidade do Arizona em Tucson. "É uma grande oportunidade para as pessoas se engajarem com a missão e se juntarem a nós, enquanto nos preparamos para o lançamento".
OSIRIS - REx irá recolher uma amostra da superfície do asteróide Bennu e trazer a mesma de volta para a Terra, em uma cápsula. O microchip que levará os nomes, entretanto, permanecerá em órbita em torno do Sol.
"Você fará parte da exploração da humanidade no Sistema Solar. Isso é muito legal", comenta Bill Nye, presidente-executivo da Planetary Society, a organização responsável pela coleta e armazenamento dos nomes.

10.1.14

Saiu do forno... op's, damente brilhante de um astrônomo...

Saindo da mente brilhante e da rica experiência do astrônomo  Paulo Sérgio Bretones, a quem tenho a maior admiração do mundo, JOGOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA é um livro perfeito !
Este livro apresenta uma proposta para auxiliar o ensino de Astronomia, nos níveis fundamental e médio, oferecendo recursos didáticos na forma de jogos. Como literatura inédita da área em nosso país, pode se constituir em referência útil para professores e alunos trazendo recursos para estudar astronomia de maneira eficaz e prazerosa.
E pra ficar melhor ainda, o autor cita  nosso blog PEQUENO ASTRÔNOMO o qual tem muitas dicas e jogos de astronomia para crianças!!
Legal demais né!
Parabéns prof Paulo pelo excelente trabalho e obrigada por reconhecer a importância deste blog.
um abração do tamanho de andrômeda!!

O Sol inverteu sua polaridade

SOL REBELDE...

Sol acaba de completar a inversão de seus pólos, marcando a metade do Ciclo Solar 24.
“Os campos magnéticos polares do Sol enfraquecem, vão a zero e então emergem novamente com a polaridade oposta. Esta é uma parte normal do ciclo solar“, explicou o físico solar da Stanford, Phil Schrerrer.
Apesar de parecer que o evento possa ter repercussões catastróficas para a galáxia, seus efeitos são na verdade mais sutis, interferindo pela maior parte com a exploração espacial.
“Raios cósmicos são um perigo para os astronautas e sondas espaciais, e alguns pesquisadores dizem que eles podem afetar a nebulosidade e o clima da Terra“, disse Phillips.
Tanto a aurora boreal e a sua contraparte do sul, a austral, deverão ficar mais fortes, mais frequentes e mais visíveis agora que o evento alcançou seu estágio final
O processo tem sido lento e estável. O físico solar Todd Hoeksama disse: “É como uma maré entrando ou saindo. Cada pequena onda trás um pouco mais de água para dentro, e eventualmente você tem uma inversão completa“.
Scherrer explicou anteriormente em dezembro que “o pólo norte do Sol já mudou a polaridade, enquanto o pólo sul está correndo para alcançar“.
Phillips disse: “O domínio da influência magnética solar (também conhecida como ‘heliosfera’) estende a bilhões de quilômetros além de Plutão. Mudanças na polaridade do campo refletem até as sondas Voyager, na porta de entrada do espaço interestelar“.
A NASA liberou um vídeo de como a mudança ocorre. Começando em 1997 e finalizando em 2013, ele mostra a polaridade verde (positiva) mudando para a polaridade lilás (negativa).
O Ciclo Solar 24 tem sido visto como muito imprevisível. Primeiro ele chegou com o atraso de aproximadamente um ano, com atividade extremamente baixa por todo 2009. Isto levou aos astrônomos mudar o pico, que deveria ser em 2012, para 2013. Os cientistas dizem que o ciclo já está entre os mais fracos reportados, e se a tendência continuar, a Terra poderá ver uma outra ‘Pequena Idade do Gelo’.

Veja o vídeo das mudanças de polaridade do Sol, postado no YouTube pela NASA em 5 de dezembro passado:


Leia mais: http://ovnihoje.com/2014/01/03/o-sol-inverteu-sua-polaridade/#ixzz2q2s4d7Kc 
Follow us: @ovnihoje on Twitter | ovni.hoje on Facebook