Atenção! Já está disponível no blog todos os eventos astronômicos do mês de maio.
Maio contará com uma chuva de meteoros (Eta Aquarídeas) que está previsto para durar o mês inteiro. Além disso, em quase todos os dias será possível observar no céu o Telescópio Hubble (ou pelo anoitecer ou pelo amanhecer); o mesmo não é válido para a Estação Espacial Internacional (ISS), pois ele será visto facilmente em poucos dias.
DESTAQUES DO MÊS DE MAIO
O mês de Maio é marcado pelo Eclipse Anular do Sol, no dia 20 de Maio. As regiões que poderão observar o fenômeno são o Sul da China, Sul do Japão, Oeste e Norte dos Estados Unidos, Ásia, o Pacífico. O Eclipse anular ocorre quando a Lua cobre parcialmente o Sol, deixando apenas um anel visível.
No final do mês Vênus não poderá mais ser observado. Marte e Saturno poderão ser observados durante todo o mês de Maio.
Calendário do Mês de Maio
01 – Lua estará próximo a Marte na constelação de Leão.
04 – Lua Estará próximo a Saturno na constelação de Virgem
06 – Lua entrará em sua fase Cheia
12 – Lua entrará em sua fase Quarto Minguante
20 – Eclipse Anular do Sol (não poderá ser visto no Brasil) e a Lua entrará em sua fase Lua Nova
21 – Eclipse Anular do Sol (não poderá ser visto no Brasil)
28 – Lua entrará em sua fase Quarto Crescente.
Os Planetas do Mês de Maio
Mercúrio poderá ser observado ao amanhecer no horizonte leste com magnitude -0.51, na constelação de Peixes. Ele ficará visível até o dia 10 de Maio, depois desta data ele ficará próximo do Sol impossibilitando sua observação.
Vênus estará visível logo ao anoitecer com magnitude -4.21 na constelação de Touro. Poderá ser observado até o dia 23, diminuindo seu brilho gradualmente até chegar a magnitude -2.27.
Marte poderá ser observado durante todo o mês de Maio. No inicio do mês Marte estará com magnitude 0.13 na constelação de Leão, sendo uma ótima época para observa-lo com auxilio de um telescópio.
Júpiter não poderá ser observado durante o mês de Maio. Ele estará passando atrás do Sol durante os dias 7 até o dia 18.
Saturno poderá ser observado durante todo o mês, logo ao anoitecer no horizonte oeste na constelação de Virgem, com magnitude 1.09.
Urano poderá ser observado a partir das 4h da manhã no horizonte Leste, com magnitude 6.11, na constelação de Peixes. Ao longo do mês ele estará mais alto no céu, sendo possível observa-lo no final do mês a partir das 2h da manhã, com magnitude 6.07. Lembrando que só é possível observar Urano com auxilio de um Telescópio.
Netuno estará no horizonte Leste a partir das 2h da manhã, na constelação de Aquário, com magnitude 7.93. No final do mês ele estará mais alto no céu, sendo possível observa-lo a partir das 00h30min próximo ao horizonte Leste com magnitude 7.90. Só será possível observar Netuno com auxilio de um telescópio.