“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

29.5.10

Super lançamento!

Este vídeo dedico especialmente aos meus alunos do COLÉGIO PORTINARI DE LIMEIRA que com uma curiosidade insaciável me instigam a buscar e inovar sempre mais. Para estes pequenos astrônomos, prestes a confeccionar um ônibus Espacial com sucata, uma prévia da magnífica confecção do real. Beijos colorosos queridos portinarenses !!!
Num lapso de tempo, criado a partir de milhares de quadros individuais, os fotógrafos Scott Andrews, Stan Jirman e Philip Scott Andrews condensaram seis semanas de trabalho árduo em três minutos e 52 segundos. A ação começa no hangar, como Orbiter Processing Facility no Kennedy Space Center da NASA, onde Discovery foi equipado para a missão STS-131 em 05 de abril de 2010. O filme termina com um vislumbre do Discovery e os astronautas da missão STS-131 que vem para uma aterragem de 15 dias depois, de volta à Flórida, onde tudo começou.

O check-in de Saturno

Enquanto nós, reles seres humanos, continuamos com nossas vidinhas aqui na Terra, talvez presos no trânsito ou na leitura de blogs, ou simplesmente desfrutando de um passeio invernal, uma nave chamada Cassini continua a recolher dados e imagens incríveis para nós. Ao longo dos últimos meses, a sonda Cassini da NASA fez vários voos rasantes (870 milhões de milhas) perto das luas de Saturno, capturando tentadoras e emocionantes imagens. Confira as mais recentes imagens do sistema de Saturno.
Mimas pequena lua de Saturno
A sonda Cassini captou cor natural de Saturn

o
A sombra da maior lua de Saturno - Titan, escurece uma enorme porção do planeta gigante gasoso.
 Plumas iluminadas de gelo sendo expulsas de fissuras no pólo sul de Enceladus

20.5.10

Imagens de pinturas rupestres mostram lado a lado o pré-histórico Painel do Fantasma e a Via Láctea


Muito antes da construção de Stonehenge, milhares de anos antes que os Pergaminhos do Mar Morto fossem escritos, artistas ancestrais pintaram figuras humanas nas paredes doa cânions em Utah, USA… Mas, por que isto? Ninguém sabe ao certo. A imagem acima foi capturada em uma clara noite de março de 2010 por Bret Webster. No entanto, alguns leitores atentos irão certamente questionar, os objetos pictóricos mais antigos desta bela foto não são os pictogramas, são, outrossim, as estrelas de nossa belíssima galáxia, a Via Láctea ao fundo, milhares destas com bilhões de anos de idade.
Close-up mostra o "Holy Ghost Panel" (Painel do Fantasma Sagrado) que fica na Grande Galeria de pinturas rupestres em Canyonlands, Utah. Crédito: Scott Catron


Fonte: Eternos Aprendizes

16.5.10

Vênus e Lua no céu

Vênus e a Lua em sua fase nova, iniciando o crescente, são os dois astros mais brilhantes do céu noturno e poderão ser vistos no dia 16 de maio, logo após o pôr do sol. É um espetáculo lindíssimo, sobretudo no período de outono, quando o sol se põe mais cedo e o céu muitas vezes toma um tom azul-escuro, com as nuvens tendendo para o vermelho.
É uma boa chance para uma fotografia astronômica, pois ambos os astros são bastante luminosos, o que facilita o registro. Ajuste o seu equipamento para o modo noturno e desabilite o flash; fixe o equipamento sobre um anteparo – um tripé ou algo improvisado que mantenha a câmera estável –; enquadre da melhor forma a Lua e Vênus utilizando o zoom e clique. 
Lembre-se de que, além da Lua e de Vênus, ainda teremos Marte e Saturno presentes no céu dessa noite, que promete ser um grande espetáculo da natureza.
Boa observação a todos.

Júpiter perde uma de suas faixas



Júpiter perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Os cientistas ainda não sabem o que provocou o desaparecimento da gigantesca faixa escura. A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas, uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Mas as imagens mais recentes, feitas por astrônomos amadores, mostram que a faixa sul simplesmente desapareceu. A faixa estava lá no final de 2009, antes que Júpiter se movesse para perto demais do Sol para ser observado da Terra. Quando o planeta emergiu do ofuscamento causado pelo brilho do Sol, contudo, no início de Abril, o cinturão sul simplesmente havia desaparecido. As faixas de Júpiter podem normalmente parecer escuras simplesmente pela falta, nesta região, das nuvens de grandes altitudes, mais claras, presentes nas outras regiões, revelando as nuvens escuras abaixo. "Você está olhando para diferentes camadas da estrutura de nuvens do planeta," disse Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, em entrevista à revista.

Fonte: Inovação Tecnológica

O Universo

12.5.10

Um poeminha!

Para cada planeta, uma identidade
Para cada caminho, uma direção
Para cada flor, um sentimento
Para cada cor, uma paixão
Tudo tem a ver com tudo,
Existe uma relação.
Cada olhar tem um sentido
Cada fio de cabelo tem um tom
Cada chão tem um endereço
Cada oração tem um dom
Tudo tem a ver com tudo,
Existe uma relação.
Ação, reação, coração
Opinião e decisão
Se tudo tem a ver com tudo,
Existe uma relação
E agora, então?

9.5.10

PEQUENO ASTRÔNOMO NA RÁDIO UFSCAR

Toda terça-feira, às 18 horas vai ao ar na Rádio UFSCar o programa Paideia, produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar.
Paideia aborda diversos aspectos da cultura científica e esta temporada é dedicada específicamente ao tema Astronomia à  qual  na a última terça-feira (04/05) tive a honra de ser  entrevistada sobre o PROJETO PEQUENO ASTRÔNOMO pela apresentadora  Mariana Pezzo.
Além de orientações sobre como observar o céu a cada semana, notícias e do quadro "Pergunte ao Astrônomo", o programa Paideia veiculará quinzenalmente os capítulos de radionovela que abordará várias áreas da ciência.
Vale a pena conferir!
Para ouvir a entrevista CLIQUE AKI e escolha a opção do arquivo: Paideia 29 - 04/05/2010

Meu agradecimento especial a Rene Lopez.

Sistema Solar em Escala Reduzida

Os preparativos para a Olimíada Brasileira de Astronomioa estão indo de vento em popa no COLÉGIO PORTINARI de  LIMEIRA. Os alunos confeccionaram  o Sistema Solar em Escala Reduzida sugerido pela OBA. Confira as fotos:

4.5.10

O CÉU DE MAIO

Dicas para observar o céu noturno

O MEIO MAIS FÁCIL de reconhecer as constelações é descobrir duas ou três estrelas imediatamente reconhecíveis e usá-las para encontrar os demais grupamentos de estrelas do céu. As Três Marias são um bom começo. Esse famoso asterismo celeste forma a cintura do gigante caçador Órion, bem visível nas noites de verão do Brasil.
Acompanhe na gravura abaixo. Uma linha através das Três Marias o leva a estrela Aldebaran, em Touro, e de lá para outro famoso asterismo, as Plêiades (também conhecidas como Sete Irmãs). Para o outro lado, você chegará em Sírius, de Cão Maior, a estrela mais brilhante do céu noturno.

Astro-Evento


Mercúrio-Visível ao amanhecer a leste, antes do Sol nascer. Passa ao lado de Júpiter no dia 8. Desaparece atrás do Sol no dia 14. Volta a ser visível ao entardecer no final do mês.
Vênus-Visível logo após o anoitecer na direção do pôr-do-sol.
Marte-Visível em Câncer a oeste do meridiano local desde o anoitecer até as primeiras horas da madrugada.
Júpiter-Visível em Aquário como astro vespertino (após o pôr-do-sol), a oeste. Dia 8 passa por Mercúrio, mas próximos da direção do Sol.
Saturno-Visível durante toda a noite em Virgem. Dia 21 alcança máxima aproximação com a Terra (magnitude em torno de 0,5).


Dia-Evento

5-Máximo da chuva de meteoros eta-aquarídeos
6-Quarto Minguante
6-Lua no apogeu (máximo afastamento da Terra: 404.233 km)
13-Lua Nova
14-Lua próxima do aglomerado aberto das Plêiades (M45)
16-Máximo da chuva de meteoros alfa-escorpídeos
16-Vênus a 1º da Lua
20-Lua no perigeu (máxima aproximação com a Terra: 369.731 km)
20-Quarto Crescente
25-Mercúrio em máxima elongação a oeste (25º), visível ao amanhecer
27-Lua Cheia
30-Saturno estacionário

Eventos calculados para o fuso de Brasília (UTC–3 horas) sem considerar o horário de verão
Fonte: Anuário 2010, Scientific American Brasil.
Fonte: Zenite

1.5.10

Relógio conceito marca as fases da Lua

por Redação Galileu

Pra quem é super antenado na lua e é fão das suas peripécias, o grupo espanhol The Emotion Lab parece estar no mundo da Lua. Eles projetaram o Moonwatch, um relógio que segue o calendário lunar. Na tela, um mostrador se move lentamente, dia-a-dia, pra mostrar em que fase da Lua estamos.
Muito legal né!!
Eu querooooooooooooooooooooooooo!!!
Fonte: Galileu

ÁGUA GELADA DESCOBERTA PELA PRIMEIRA VEZ EM ASTERÓIDE


Os asteróides podem muito bem não ser os bocados de rocha inerte que os cientistas há muito pensam que são.
Josh Emery, do departamento de ciências terrestres e planetárias da Universidade do Tennessee, Knoxville, EUA, descobriu evidências de água gelada e material orgânico no asteróide 24 Themis. Estas evidências suportam a ideia de que os asteróides podem ser os responsáveis por trazer água e material orgânico para a Terra.