“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

31.10.14

Planetas têm sons: ouça o da Terra


NASA desenvolveu uma forma de gravar os sons distintos de cada platena, apesar do vácuo do espaço. Surpreenda-se com o do planeta Terra
As únicas vibrações que sobrevivem ao vácuo do espaço são ondas eletromagnéticas e a NASA descobriu uma maneira de as ouvir. 
A NASA utilizou uma «antena de ondas de plasma» para gravar as vibrações dentro de 20 a 20 mil hertz, as frequências audíveis pelo ouvido humano, capturando assim os sons reais dos planetas. 
Para esta gravação a NASA utilizou os instrumentos especialmente concebidos na Nasa Voyager, Injun 1, ISEE 1 e sondas espaciais HAWKEYE, para gravar as vibrações dentro da faixa de audição humana. 

Neste vídeo podem ouvir-se os sons de Júpiter, a esfera da IO (menor lua de Júpiter), Úrano, Miranda (uma das principais luas de Úrano), os anéis de Úrano, Neptuno, Saturno, os anéis de Saturno, e a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.