“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

6.6.13

O espaço tem som?

O espaço sideral nos passa a impressão de ser um lugar cheio de paz e silêncio, mas, ele faz barulhos de vários tipos. Só não dá para ouvir porque esses sons são extremamente sutis. Você precisaria ter uma audição super aguçada de superman para escutar essa sinfonia cósmica. Então pode esquecer. Mas o que não falta agora são astrônomos tentando driblar essa limitação, usando os maiores amplificadores da história em busca dos sons do Universo. E eles têm um ótimo motivo para isso: o barulho cósmico emite ondas eletromagnéticas dando informações, que são capazes de ajudar os cientistas a desvendar os corpos mais misteriosos que existem, os buracos negros. E, se dermos sorte, os sons do silêncio poderão trazer algo bem maior: provar que existem outros Universos além do nosso.
Vários cosmólogos defendem a ideia de que o começo de tudo não foi no Big Bang, mas que havia algo antes - talvez um outro Universo, que tenha dado origem ao nosso, talvez o colapso de um buraco negro em outro Cosmos, que tenha produzido nosso Big Bang... Isso é parte da ideia cada vez mais aceita do Multiverso - a noção de que habitamos apenas um entre muitos Universos. Uma das possibilidades é detectarmos ondas gravitacionais vindas desses outros Cosmos, ondas que atravessariam as "paredes" do nosso Universo, revelando toda uma nova fauna cósmica além dos limites de tempo e espaço do velho Big Bang. Seria uma forma um tanto bizarra de descobrir que não estamos sozinhos... Bom, haja o que houver lá fora, nossos ouvidos estarão atentos.
Contudo, os aparelhos estão sendo sintonizados e preparados para fazer grandes descobertas. Conforme a capacidade de detectar as ondas aumente, será possível até mesmo ambicionar a solução para o maior de todos os mistérios: o que teria acontecido antes do Big Bang.

Se o universo emite som, os planetas também fazem o mesmo. Na correria do nosso dia a dia, e com tantos barulhos externos, nem nos tocamos no som da Terra. Teria o nosso planeta barulho de ondas ou de folhas ao vento? Como não conseguimos pararmos para nos escutarmos, que tal ouvir o que a NASA captou, tanto da Terra, como dos nossos vizinhos?
As gravações incluem:
Anéis de Saturno
Miranda (Satélite natural de Saturno)
Netuno
Voz da Terra
Júpiter
Io (Satélite natural de Júpiter)
Anéis de Urano
Canção da Terra
Urano

10 comentários:

  1. Os sons são hipnóticos! Estou maravilhada!

    ResponderExcluir
  2. Legal d+ ne Karol!! Volte sempre aki. Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. adoro o assunto... e acho bem interessante esses sons, até baixei um album no deezer, Nature of Space, que tem sons do espaço e de alguns planetas, muito bom mesmo, só colocar o fone e relaxar

    ResponderExcluir
  4. Com certr,a esses sons foram muito bem amplificafos

    ResponderExcluir
  5. Os buracos negros "emitiriam" algum som, sabendo que sua força g' é imensamente maior, uma vez que nem mesmo a velocidade da luz consegue vencer retração!!?

    ResponderExcluir
  6. mais como tem som se o som nao se propaga no vacuo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, o Universo é infinito! Logo, os fenômenos que conhecemos em nosso pequenino mundo como físicos, químicos ou biológicos não representam NADA, pois sendo o Universo infinito como o Criador, A VARIEDADE DOS FENÔMENOS TAMBÉM SÃO INFINITOS!!! E QUANDO SE DIZ QUE JÁ CONHECEMOS TODO O UNIVERSO A CEM POR CENTO, POBRES SEREM QUE NADA SABEM, TALVEZ CONHECEMOS UMA ÍNFIMA PARTE QUE NEM DÁ UMA FRAÇÃO DE PORCENTAGEM, POIS QUE NÃO SE PODE MEDIR O QUE É INFINITO!
      Então, meu querido, o som também se propaga no vácuo, e é a nossa mente, e a sua também, limitada e condicionada que não permite que descubramos tal proeza!!!

      Excluir
  7. O som, tal como a luz, é uma vibração do Éter, isto é, do Espaço, que tudo permeia, desde a mais ínfima partícula à imensidão do Universo, este que só foi descoberto uma pequena fração pelo Homem. O universo é infinito em seu espaço, pois é do Éter, ou Espaço que tudo vem, concebendo os fenômenos que reconhecemos como físicos. O Universo expressa INFINITOS FENÔMENOS, das quais todos aqueles que conhecemos como físicos, químicos e biológicos, não passam de representarem uma fração ainda muito menor da ordem de um bóson de Higgs, por modo de falar...
    Logo, sendo o Universo Infinito como seu Criador, infinitos são a variedade de fenômenos, de vida, de mundos e de seres em diversos níveis de evolução, que habitam em todos os seus corpos celestes e no espaço!
    Então, meus amigos, o som também se propaga no vácuo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.