“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

31.5.11

Brinquedos Espaciais

Queridos amigos,
Ser criança é o melhor fragmento da vida  e, melhor parte, é  dessa fase é brincar!!
Eu, como ainda me encontro na "primeira idade", brinco bastante!!! (rrss)
Por isso vou compartilhar com vocês o meus brinquedos preferidos:
Kit Lego Espacial
Baralhos da NASA

Modelos da Vostok 1 de Yury Gagarin

Montanha Russa Espacial


Bom, depois eu dou mais dicas de brinquedos
Para todos, meu super beijo

Guia de Viagens Interplanetárias

PLUTÃO GELADO

29.5.11

Piadinha Rover Spirit.

 "tinha uma pedra no meio do caminho,no meio do caminho tinha uma pedra"

Ônibus Espacial Endeavour

O que é aquilo subindo pelas nuvens? 
Um Ônibus Espacial. Se espreitasse pela janela de um avião, no local e hora ideais, durante a semana passada, podia ter observado algo muito raro -- o lançamento do Endeavour para órbita terrestre. As imagens  foram rapidamente difundidas pela internet pouco tempo depois do seu lançamento final. A imagem acima foi capturada a partir de um avião de treino da NASA.

25.5.11

Jogos

Para os que adoram um joguinho online, aqui tem uns bem interessantes:

Clique nas imagens para jogar

Jogo do Sistema Solar:

Jogo da forca sobre o Sistema Solar

Jogo da Memória Sistema Solar

Jogo das Órbitas:

Ordenando os Planetas com o Doki

20.5.11

Simulador de Fases da Lua

O ASPECTO DA LUA SE MODIFICA DIARIAMENTE. Mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e se chama mês lunar, lunação, revolução
sinódica ou ainda período sinódico da Lua.
Para se ter noção desses movimentos lunares, veja que legal esse simulador das fases da Lua clicando na imagem abaixo:

Piadinha

Seu peso em outros planetas

Você já pensou em uma viagem interplanetária? Seja uma curta viagem para conhecer os cânions de Marte ou férias radicais para conferir o campo magnético de Júpiter. O super viajante espacial de hoje precisa resistir a climas drásticos, com temperaturas entre 450 graus Celsius sob o sol e -170 graus Celsius na sombra, além da gravidade esmagadora, nevoeiro ácido e radiação intensa. Da turbulenta Grande Mancha Vermelha de Júpiter aos cintilantes anéis de Saturno, o espetáculo é magnífico. Mas para viver essa espetacular experiência  astronômica  é necessário compreender que a gravidade varia entre os planetas e seu peso também.
Para calcular o seu peso em outros planetas, clique nas imagens abaixo. Cada uma é de diferentes fontes para você comparar e aprender

Desafio: Triângulo Mágico

Coloque os números nos círculos de maneira que o resultado seja sempre 9

Terje Sorgjerd

“A MONTANHA” 
O fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd registrou belíssimas cenas da Via Láctea do cume da montanha El Teide, a mais alta da Espanha com 3.718 metros de altura. Considerada um dos melhores lugares para se observar estrelas, Sorgjerd ficou uma semana acampado no lugar, para ver o céu estrelado, o anoitecer, o amanhecer, e fazer as imagens.
O resultado é este impressionante vídeo em timelapse, um dos mais lindos que eu já vi. Se sua internet é rápida vale à pena assistir em alta resolução:


"A AURORA"
As auroras são criadas pela radiação que vem do sol e atinge o campo magnético da Terra. Quando o vento solar atinge a atmosfera terrestre, átomos de nitrogênio ionizados se recuperam enquanto os átomos de oxigênio e hidrogênio e elétrons atingem o estado fundamental. Eles produzem fótons durante o processo, com o oxigênio emitindo fótons verdes e vermelhos e o nitrogênio produzindo azuis — ganho de elétrons — ou vermelho — quando chegam ao estado fundamental.
Novamente, o fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd se supera, fazendo esse incrível vídeo da aurora boreal vista do Parque Nacional de Kirkenes e Pas, no norte da Noruega 

Pensamento de Einstein

Convém lembrar este texto pouco conhecido de Albert Einstein:
“Os homens não vivem só de pão. É possível que as pessoas não versadas nas ciências atinjam uma parcela da beleza e virtudes inerentes ao pensamento, com a condição de que este pensamento lhes seja tornado assimilável. Não devemos exigir que a ciência nos revele a verdade. Num sentido corrente, a verdade é uma concepção muito vasta e indefinida. Devemos compreender que só podemos visar à descoberta de realidades relativas. Além disso, no pensamento cientifico existe sempre um elemento poético. A compreensão de uma ciência, assim como apreciar uma boa música, requer em certa medida processos mentais idênticos. A vulgarização da ciência é de grande importância, se proceder duma boa fonte. Ao procurar-se simplificar as coisas não se deve deformá-las. A vulgarização tem de ser fiel ao pensamento inicial.”
A leitura desse pensamento seria suficiente para eliminar um pouco a incompreensão da importância da divulgação científica, mas Einstein continua:
“A ciência não pode, é evidente, significar o mesmo para toda a gente. Para nós, a ciência é em si mesma um fim, pois os homens de ciência são espíritos inquisidores. Mas não devemos esperar que todos comunguem das nossas concepções, e assim os profanos em matéria de ciência devem constituir objeto de uma especial consideração. A sociedade torna possível o trabalho dos sábios, alimenta-os. Tem o direito, portanto, de lhes pedir por seu lado uma alimentação digestiva.”
Assim como Einstein acreditou que a sociedade pede aos que guardam segredos a sete chaves, sejam científicos ou de natureza política, que liberem-na de uma forma algo bem digestível.

8.5.11

Como encontrar o Pólo Celeste Sul e o Ponto Cardeal Sul Através da Constelação do Cruzeiro do Sul


A constelação do Cruzeiro do Sul é muito usada para que possamos nos orientar. Orientar significa saber qual é a direção do oriente -- que é a direção do Sol nascente. Isso é fácil, porque o Sol nasce no horizonte leste todos os dias, e se põe sempre no horizonte oeste. Os outros astros, como as estrelas, também fazem esse movimento leste-oeste no céu.

Para encontrar a direção exata do sul,  basta encontrar a constelação do Cruzeiro do Sul! Se, a partir  da haste maior do Cruzeiro do Sul prolongarmos imaginariamente quatro vezes e meia, a partir de Alfa do Cruzeiro em direção ao sul, acharemos o pólo celeste sul. E, se a partir dele desenharmos uma linha imaginária na vertical, até o horizonte, encontraremos a posição exata do ponto cardeal sul.Se estivermos voltados de frente para o ponto cardeal sul, você já sabe, à direita estará o ponto cardeal oeste,e à esquerda, o ponto cardeal leste. Pronto, lá estão os quatro pontos cardeais! Por facilitar a localização desses pontos é que o Cruzeiro do Sul foi muito usado e ainda é. Por ele, podemos nos orientar em viagens noturnas sobre os mares ou em terra.

7.5.11

Dia das mães

E POR FALAR EM ESTRELAS...
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
O poeta olhava as estrelas...
Sempre quisera fazer um poema que falasse em estrelas,
mas nunca havia conseguido entendê-las o suficiente
para escrever sobre elas.
Lembrara que também quisera fazer um poema
que falasse sobre mães,
mas também nunca havia conseguido entendê-las o suficiente
para escrever sobre elas.
Um dia enquanto olhava as estrelas, passou a lembrar de sua mãe.
Lembrara de quando era criança,
e de quantas vezes quando estava sozinho
Bastava um leve choro,
para que sua mãe viesse de braços abertos confortá-lo.
Para ele mãe significava SEGURANÇA.
Mas cresceu e veio a escola.
Primeiras letras, desenhos e histórias.
O retorno para casa era o momento do encontro.
Para ele mãe significava ALEGRIA.
Cresceu ainda mais e virou adolescente.
Vieram os problemas e novos sentimentos.
Na confusão das novas emoções
Mãe para ele agora significava PAZ.
Casou-se e vieram os seus filhos.
Insegurança, dúvidas e como criá-los.
Nestes momentos sua mãe chegava com conselhos
e as respostas sempre prontas.
Mãe para ele significava SABEDORIA.
E quando sua mãe completou a viagem nesta vida,
Ficaram tantas lembranças, tantas histórias...
Que mesmo distante dela não se sentiu vazio.
Mãe para ele significava SAUDADE.
O poeta olhava as estrelas...
O poeta lembrava-se de sua mãe...
E de súbito entendeu que as estrelas
Nada mais são que o brilho das mães,
Que mesmo não estando mais em sua viagem pela terra,
Continuam a iluminar e acompanhar os seus filhos sempre.
Compreendeu que MÃE foi a melhor forma que DEUS encontrou,
Para explicar da maneira mais perfeita
O significado pleno da palavra
AMOR

Comadre Florzinha

Clique na imagem para ver que fofa a postagem da Comadre Florzinha sobre o Pequeno Astrônomo:
Obrigada Flor, vc é um amor e seu blog é um espetáculo.
Beijos!!

6.5.11

Frase

O querer é libertador, 
renova suas forças contra a passividade que intimida e aprisiona.

pedro antônio de oliveira

EREA no SABINA - Santo André


Localizado na cidade de Santo André o Sabina - Escola Parque do Conhecimento promoveu de 25 a 27 de abril de 2011 o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA).
Com o intuito de incentivar e divulgar a importância da educação em Astronomia foram reunidos no evento, pesquisadores e profissionais da área. Estes, promoveram interação com professores e alunos da educação básica e comunidades externas motivando o interesse pelo desenvolvimento cultural, tecnológico e científico no campo da Astronomia, de seu ensino e popularização.
O evento também promoveu uma programação especial para crianças com a oficina: "ONDE ESTÃO OS ETS? ministrada pela professora MARJORY NASCIMENTO (eu).

Por que a Terra é azul?


Em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1, Yuri Gagarin, se emocionou em ver a Terra do espaço pela primeira vez. Chorou ao dizer a frase: "A Terra é Azul"
Visto do espaço, o nosso planeta apresenta-se azul, na sua maior parte. 
Um dos motivos é a extensa quantidade de água existente na sua superfície. A água no estado líquido reflete a luz do Sol, já decomposta na atmosfera terrestre (como um prisma), difundindo a radiação do espectro solar na banda luminosa da cor azul.
Parte da luz amarela do Sol é absorvida pelo planeta e parte é devolvida para o espaço. As moléculas presentes no ar absorvem ou refletem a luz em diferentes comprimentos de onda, identificados pelos nossos sentidos como cores–violeta, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho.
Dessa forma, a Terra é azul porque a luz do Sol é refletida na atmosfera planetária produzindo coloração azul. 

4.5.11

Poeminha


Lua Amada

Lua Amada
Lua perdida
Lua roubada
Por onde foste?
Onde estás guardada?

Saíste quando adormeci
Rasgaste o céu estrelado
Fugiste a meio da noite
E deixaste-me só e abandonado

Lua bonita
Minha musa
Minha amante
Diz o que fiz?

Para ires embora
Sem dizeres nada
Por onde andas minha lua
Procuro por ti

Em cada galáxia
E Via Láctea
Lua minha amada
Não me faças isso

Não sejas tão endiabrada
Concede-me um desejo
Um beijo e uma carta
Escrita com a despedida

Definida por ti lua vaga
Não vás embora minha lua
Sem um último olhar
Entre nós os dois

Os doidos deste lugar
Agora que foste
A vida não tem o teu luar
Sem ti lua fiel

Não há quem minta ou omita, sou eu que digo
O suspeito do costume, aquele que diz, espera leva-me contigo lua amada…

1.5.11

Jogo para Educação Infantil - Uma incrível aventura espacial com Dora

Ajude Dora a levar as criaturas do espaço de volta para casa
Dora estava admirando as estrelas quando, de repente, algo lhe surpreendeu: cinco criaturas diferentes, porém simpáticas, que vieram de um lugar muito distante - o Planeta Roxo. Os monstrinhos precisam voltar pra casa, mas a nave deles está quebrada. Será que Dora pode ajudá-los? Claro! Sem problemas. Pronto para uma grande aventura espacial?
Primeiro, abra o closet e procure boas roupas espaciais para Dora e seu macaquinho Botas, nossos super-astronautas. Depois dê uma olhada no mapa para saber como chegar a esse planeta tão, tão distante.

Embarque nesta viagem!
Ao longo da viagem aparecerão asteróides capazes de destruir sua nave, então fique atento e procure desviá-los de seu caminho. Além disso, outros obstáculos aparecerão em Dora's Space Adventure, mas no final da história você terá vivenciado uma grande aventura semelhante às dos episódios de "Dora, a Aventureira". 
Clique na imagem para começar a jogar e Boa sorte!!!

O fascinante Projeto Visible Human

Não tem a ver com astronomia mas, É TÃO LOUCO ESSE VÍDEO que resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem!

Top 50 - Iimagens ESO