“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

27.12.11

Nasce uma estrela!!

Nascimento de uma estrela: imagem composta a partir de dados de telescópio de raios-X Chandra (azul) e dos dados do telescópio infravermelho Spitzer (vermelho e laranja). 
A cerca de 4.000 anos luz da Terra mentiras RCW 108, uma região da Via Láctea, onde estrela formação está ativa quando a presença de aglomerados de estrelas jovens azul na imagem. 
Que vemos surgir em amarelo no centro da imagem está profundamente enraizada em uma nuvem de hidrogênio molecular. 
De acordo com dados de vários telescópios, astrônomos determinaram que o nascimento de estrelas nesta região é desencadeada pela proximidade efeito maciço de jovens estrelas.

Um comentário:

  1. Olá, MarjorY!

    Aos olhos de um cientista, ao ver isto, o mesmo exclamaria: "Fenomenal! Quantas energias e quantos processos físicos, químicos e problemas relativísticos envolvidos se encontram aqui!!!!". Agora o que diria um matemático metido a poeta? Eu diria: "Amei o Fiat LUX"!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.