“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

20.12.11

FOTOGRAFIA - Nuvens de Perseu

Nuvens cósmicas de gás e poeira estão espalhadas por este magnífico panorama, que se prolonga por cerca de 17 graus perto da fronteira sul da heróica constelação de Perseu. A paisagem estelar colaborativa começa com as estrelas azuladas de Perseu à esquerda, mas o olho é atraído para a esplêndida nebulosa avermelhada NGC 1499. Também conhecida como Nebulosa Califórnia, o seu característico brilho do hidrogénio atômico gasoso é alimentado pela radiação ultravioleta oriunda da estrela azulada Xi Persei, imediatamente para a direita da nebulosa. Mais para o lado, estão o intrigante jovem enxame estelar IC 348 e a vizinha Nebulosa do Fantasma Voador para a direita do centro. Ligados por gavinhas escuras e poeirentas nos limites de uma nuvem molecular gigante, outra região de formação activa, NGC 1333, situa-se perto do limite superior direito do largo campo de visão. Brilhando tenuamente, as nuvens de poeira da cena situam-se centenas de anos-luz acima do plano galáctico e reflectem luz estelar da Via Láctea.

2 comentários:

  1. Olá, Marjory!

    Eu fico aqui a imaginar, quantos somos sortudos, em tê-la perto de nós para indicar esses caminhos, orientarmos sobre a natureza de cada região desse espaço infinito. Claro, que há bastante luz, mas. que por se só não resolve, tem que haver o fator humano para nos fazer perceber algo mais além das belezas do universo!

    Obrigado, Marjory e aqui vão os meus votos de... boas festas e de um 2012 repleto de felicidades!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2012 a você a toda a sua família!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.