“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

8.5.11

Como encontrar o Pólo Celeste Sul e o Ponto Cardeal Sul Através da Constelação do Cruzeiro do Sul


A constelação do Cruzeiro do Sul é muito usada para que possamos nos orientar. Orientar significa saber qual é a direção do oriente -- que é a direção do Sol nascente. Isso é fácil, porque o Sol nasce no horizonte leste todos os dias, e se põe sempre no horizonte oeste. Os outros astros, como as estrelas, também fazem esse movimento leste-oeste no céu.

Para encontrar a direção exata do sul,  basta encontrar a constelação do Cruzeiro do Sul! Se, a partir  da haste maior do Cruzeiro do Sul prolongarmos imaginariamente quatro vezes e meia, a partir de Alfa do Cruzeiro em direção ao sul, acharemos o pólo celeste sul. E, se a partir dele desenharmos uma linha imaginária na vertical, até o horizonte, encontraremos a posição exata do ponto cardeal sul.Se estivermos voltados de frente para o ponto cardeal sul, você já sabe, à direita estará o ponto cardeal oeste,e à esquerda, o ponto cardeal leste. Pronto, lá estão os quatro pontos cardeais! Por facilitar a localização desses pontos é que o Cruzeiro do Sul foi muito usado e ainda é. Por ele, podemos nos orientar em viagens noturnas sobre os mares ou em terra.

2 comentários:

  1. vlw pela dica. muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Q bom que gostou! Volte mais vezes em nosso espaço "blogal"... Beijokas

      Excluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.