“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

24.10.10

O Coelhinho na Lua

Ontem à noite, olhando para o céu e contemplando a linda Lua Cheia, tentei observar o famoso "Coelhinho na Lua". Confesso que vi aquilo que meus olhos quiseram ver. Se todos conseguem ver a mesma coisa, já não sei.Achei curioso e resolvi pesquisar no google imagens de coelhos na lua só para me certificar se aquilo que vi era realmente o que todos veem, Não encontrei o mesmo coelho que meus olhos registraram, porém, encontrei estórias curiosas sobre  tal coelhinho.
1ª) Segundo a história budista, em um certo dia um velho senhor pediu comida para um macaco, uma lontra, um chacal e um coelho.O macaco colheu frutas e trouxe para o velho senhor, a lontra trouxe peixes e o chacal, um lagarto. No entanto o coelho não trouxe nada pois as ervas que costituem a sua alimentação não eram boas para os humanos. E então o coelho deciciu oferecer seu próprio corpo e se jogou no fogo. Porém o corpo do coelho não se queimou pois o senhor era uma divindade. E para as pessoas lembrarem do sacrifício do coelho, o homem desenhou a imagem do coelho na lua. Acredita-se que o coelho está na lua fazendo “mochi” (bolinho de arroz), pois o processo de fazer o “mochi” chama-se “mochitsuki” (餅搗き – もちつき) cuja pronúncia se assemelha a “mochizuki” (望月 – もちづき), que significa “lua cheia”.


2ª) "Haviam 3 coelhos, um rico, um classe média e um muito pobre. Todos eles se diziam apaixonados pela lua. O primeiro coelho convidou a lua para jantar, encomendou as melhores coisas: lagostas, caviar, o melhor champagne... e a lua se fartou com toda a comida! O segundo coelho, enciumado, fez o que pôde: uma bela feijoada, galinhada com os melhores temperos e também convidou a lua para comer em sua casa... O terceiro coelhinho também quis convidar sua amada para comer... entretanto, quando a lua chegou para o jantar só havia um caldeirão de água fervente... Nesse momento, o coelho saltou dentro do caldeirão oferecendo a única coisa que ele poderia dar para alimentá-la: a si mesmo! (pelo visto a lua aceitou a oferta...) E é por isso que quem está apaixonado (como o coelho da história) enxerga o coelho na lua..."

3 comentários:

  1. Oi Marjory,
    cheguei aqui pelo premio no sorteio dos Dedinhos Lambuzados e adorei o seu blog.
    Amei essa história. Sabe que eu nunca vi coelho na lua? Só o Dragão de São Jorge.
    Tenho certeza de que agora vou ver o coelho também.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marjory, espero que você tenha visto a poesia. Beijos e muito boa essa postagem

    ResponderExcluir
  3. que engraçadas estas histórias, esta postagem, está muito boa, principalmente a última imagem que eu achei muito queridinha!!!!!!
    gostei muito
    bjs XDD

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.