“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

17.9.10

Noite Internacional de Observação da Lua,




 O mundo inteiro estará participando desse evento, junte-se a nós, dia 18 de setembro de 2010 no Observatório Astronômico de Piracicaba.


Repassando a mensagem oficial:

Caros Amigos e Amigas:



O InOMN ou "International Observe the Moon Night" -http://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/ é um evento de proporções globais que envolverá no dia 18 de setembro de 2010, toda a comunidade astronômica profissional e amadora , entusiastas da exploração espacial e o público em geral numa noite voltada exclusivamente para a observação da Lua e para o compartilhamento do atual conhecimento científico do nosso satélite natural.



Idealizada pela GSFC/NASA,  com o apoio da instituição Astronomers Without Borders , esta é a primeira campanha mundial de uma série de campanhas anuais de observação lunar, planejadas para levar a todos os povos, de forma contínua, o conhecimento oriundo da exploração da nossa Lua.

Acessem o website nacional do evento:  http://inomn-secaolunarreabrasil.blogspot.com/
Será um momento para compartilhar conhecimentos, para despertar o interesse da nossa população para a busca e pesquisa do saber astronômico e para partilhar emoções.
Observações públicas com telescópios, palestras, exposições, apresentação temática na sua sala de aula e até mesmo eventos online proporcionarão oportunidades únicas para a sensibilização do público e para a desmistificação da Astronomia, e inspirará os jovens para a ciência.
Recursos de apoio para seu evento, como panfletos, mapas, calendário, globos lunares e outros materiais educativos fornecidos pelo website InOMN e pela Seção Lunar REA Brasil, estão disponíveis em "Downloads - Materiais de Apoio", no nosso Menu Principal, ou diretamente em   http://inomn-secaolunarreabrasil.blogspot.com/2010/08/downloads-materiais-de-apoio.html .
Disponibilizamos também em " A Lua e o Céu na InOMN" no nosso Menu Principal, ou diretamente em  http://inomn-secaolunarreabrasil.blogspot.com/2010/08/lua-e-o-ceu-na-inomn-dados-imagens-e.html imagens, dados e efemérides parciais do céu e da Lua (nascer, ocaso e altitude da Lua às 18h00 e 19h00, no horário local) para a noite do dia 18 de setembro, para todas as capitais brasileiras.
Para tornar seu evento amplamente acessível à população NÃO ESQUEÇA :

Registre o seu evento diretamente no site InOMN em  http://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/getInvolved/attend.cfm (siga as orientações abaixo do mapa) ou em http://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/getInvolved/attend.cfm e , é muito importante, divulgue-o na Rede Brasileira de Astronomia!
Milhares de pessoas terão assim acesso às atividades que serão realizadas por você ou seu grupo.
Atualmente dois concursos estão em andamento no website do projeto internacional:
-Moon Observation Journals - Destinado a incentivar as pessoas a fazer observações regulares da Lua e anotar suas observações. Haverá para esse concurso a entrega de certificados para os participantes e o sorteio de um Galileuoscópio. Para ler mais, acessem: http://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/downloads/ 


-Photo Contest. Concurso de fotografia dividido em seis categorias. Entre outros prêmios (ainda não divulgados) , o vencedor do grande prêmio, escolhido entre os vencedores de todas as categorias, vai ter a sua imagem destacada em materiais promocionais e educativos na campanha InOMN 2011. Para ler mais acessemhttp://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/getInvolved/contest.shtml .

Por favor, espalhem esta mensagem a todos os interessados!
Coloquem seus telescópios nas ruas, a disposição da comunidade!
Faça da noite internacional de observação da Lua, uma noite divertida de exploração e de aprendizagem!
Tragam suas famílias e amigos e participem de uma atividade do InOMN.
Boas observações a todo!
Gratos,
Rosely Gregio e Valmir Martins de Morais
Seção Lunar - REA Brasil
Campanha InOMN Brasil: Você , o Brasil e o Mundo de olho na Lua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.