“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)
Loading...

27.9.10

Mito da Primavera

Minha querida amiga Betty Mello do blog CANTO DO CONTO postou uma linda e interessante hist´ria sobre a primavera, a qual reproduzo aki no blog.


Primavera e o Mito de Perséfone !


Esta História faz parte da rica Mitologia Grega, e nos conta um pouco sobre a Primavera :


Perséfone era filha de Zeus e de Deméter, deusa da agricultura. Era uma garota despreocupada que colhia flores e brincava com suas amigas, mas quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a chamar a atenção, em sua adolescência, encantaram o deus Hades,senhor dos mortos, que pediu-a em casamento. O pedido foi negado por Zeus, pai da jovem, por interferência de sua mãe, Deméter. Hades não desistiu da jovem e um dia quando ela colhia narcisos apareceu repentinamente em sua carruagem por uma abertura da terra, raptou-a e levou-a para seu reino subterrâneo para torná-la rainha. . Sua mãe, Deméter, ficou inconsolável e não aceitou a situação, deixou o monte Olimpo, persistiu em conseguir o seu retorno. Finalmente forçou Zeus a considerar seus desejos e este ordenou que Hades a devolvesse . Mas Hades foi astuto e planejou uma maneira de a prender para sempre aos infernos. Como quem comesse qualquer alimento no seu reino ficava obrigado a retornar, Hades ofereceu a sua amada uma romã, o símbolo do casamento, e ela inocentemente comeu alguns grãos. No momento em que estava partindo na carruagem de Hermes, que Zeus havia enviado para apanhá-la, Hades exigiu que ela deveria passar uma parte do ano no mundo dele. Com isso, ficou estabelecido que ela passaria um período do ano com a mãe, e outro com Hades. Desde então, cada vez que a rainha desce ao mundo dos mortos para encontrar o seu marido, o inverno chega na terra. Quando ela volta para a sua mãe é chamada Core, a eterna adolescente. Aí a primavera faz o inverno desaparecer e traz as flores e o verde da natureza e os grãos brotam, saindo da terra. Dessa maneira surgiu o mito do ciclo anual da colheita nos campos gregos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.