“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

17.9.10

Júpiter está bem pertinho de você. Olhe para o céu!

MAIOR APROXIMAÇÃO DE JÚPITER ATÉ 2022
Os observadores do céu podem ver Júpiter em qualquer noite limpa de Setembro. O planeta gigante, sempre brilhante, será especialmente difícil de não avistar à medida que alcança a sua maior aproximação da Terra até 2022.

Este mês, Júpiter estará baixo a leste ao anoitecer, movendo-se para cima a Sudeste com o decorrer da noite.
Júpiter fará a sua aproximação máxima da Terra na noite de Segunda-feira, dia 20, quando passar a 594 milhões de quilômetros. Mas os observadores não precisam se desesperar se não observarem o espetáculo do dia 20: Júpiter estará perto e brilhante o resto do mês.
A Terra orbita o Sol a cada 365 dias. Mas Júpiter, mais longe, demora 4332 dias terrestres a fazer a mesma viagem. Por isso, a Terra "ultrapassa" Júpiter periodicamente na "pista de dentro". Quando isso acontece, os dois planetas aproximam-se muito mais do que se estivessem em lados opostos do Sol. Dado que as órbitas dos planetas não são círculos perfeitos, algumas passagens são mais próximas que outras.
O seguinte mapa de Júpiter mostra onde olhar para observar o planeta brilhante na noite de 20 de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.