“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

28.8.10

Antares - O Coração de Escorpião

Antares é uma estrela 700 vezes maior e 10.000 mil vezes mais brilhante que o Sol que inspirou a imaginação de civilizações milenares. É conhecida como o coração de escorpião pois está cravada no peito do bicho.
Seu nome vem de anti-Ares, que significa rival de Marte
Na mitologia grega, Ares era o Deus da guerra, que corresponde a Marte que seria seu nome romano.
A estrela Antares rivaliza com Marte em cor e brilho quando o planeta está mais próximo à Terra.
Antares ocupa a posição 14 no ranking das estrelas mais brilhantes e sua fama vem desde a Antiguidade, quando era citada pelos egípcios, persas e árabes, entre outros povos.Chame essa estrela para o centro do Sistema Solar (avise o Sol para sair antes) e Antares se estenderá até a beira do cinturão de asteróides, engolindo Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e provando que essa história de rivalidade com o Planeta Vermelho é pura intriga.
Segredos da estrela
A GRANDE REVELAÇÃO SOBRE ANTARES e que ela não mora sozinha! Vive com uma companheira quatro vezes o tamanho do Sol. Ambas giram em torno de um centro comum de gravidade, como um casal de mãos dadas.

3 comentários:

  1. Antares é uma estrela vermelha que fica bem no meio da constelação de escorpião e eu já vi. Sempre pensava: Pq será que aquela estrela é vermelha? Diferente das outras que são azuis. Agora já sei o motivo. Por isso sempre venho aqui visitar o blog. Pq fico sabendo coisas simples e astronômicas da astronomia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique querido, obrigada por seu comentário. Continue me visitando pois me impulsiona a melhorar sempre o blog. Um abraço enoooorme pra você e beijos estelares.

      Excluir
  2. Lembro que no desenho Cavaleiros do Zodíaco, ela representava um golpe fatal, pois representava uma agulhada no coração do adversário.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.