“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

10.4.10

Você quer conhecer melhor o céu?

Um dos assuntos a ser abordado na provinha da Olimpíada de Astronomia é sobre constelações e estrelas. Para meus queridos (e desesperados) alunos aki vai uma dica: há um programinha chamado STELLARIUM.
Stellarium é um planetário  para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.
Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!
O programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. É capaz ainda de simular planetas, luas, estrelas, eclipses e constelações e tudo em tempo real, fornecendo informações detalhadas de milhares de corpos celestes.
Para baixar o programa clique
Dicas de uso:

Imagens do programa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.