“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

3.4.10

Veja Mercúrio a olho nu!

Vénus também estará alinhado durante dez dias com o planeta mais próximo do Sol
 Durante as próximas duas semanas, Vénus e Mercúrio, os dois planetas mais próximos do Sol, vão brilhar no céu noturno.
 É  necessário que o céu esteja limpo e olhar em direcção a oeste após o pôr-do-sol.
“Mercúrio é muito difícil de detectar a maior parte do tempo, e por isso muita gente nunca o viu durante a sua vida”,
A aproximação máxima dos planetas acontecerá nos dias 3 e 4 de Abril. Até dia 3, Mercúrio aparecerá debaixo do lado direito de Vénus.
Apesar de os planetas parecerem estar muito próximos, a realidade não é bem assim, mas também não há mais de 80 milhões de quilómetros entre si. Vénus está a 235 milhões de quilómetros da Terra e Mercúrio a 151 milhões de quilómetros, e a luz emitida demora de 14 a 8,4 minutos, respectivamente, até chegar a nós.
Embora mais distante, Vénus aparecerá mais brilhante no céu do que Mercúrio, principalmente porque o seu diâmetro é o dobro, mas também porque esta coberto de uma camada de nuvens brancas brilhantes contraponto com a superfície escura e rochosa de Mercúrio.
A propósito desta bonita ocasião,  “Não perca a oportunidade de fazer astronomia a partir da sua varanda”.

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica. Esse blog é excelente! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Será que com este tempo chuvoso e a poluição de Sampa teremos esta grata oportunidade ??? Dedinhos Cruzados e Lambuzados...torcendo ... Bjs, Mammy

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.