“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

25.4.10

Por que as estrelas parecem piscar no céu?

O pisca-pisca acontece porque a luz desses astros pre cisa atravessar a atmosfera da Terra

Olhe para o céu. Que brilho têm as estrelas na imensidão do espaço, não é mesmo? Porém, esses astros não apresentam, para os olhos humanos, um brilho fixo. Elas parecem tremer ou piscar. Será?
Na verdade, o pisca-pisca das estrelas é fruto de um fenômeno chamado de cintilação, que acontece por causa do deslocamento da luz desses astros em direção à Terra. Esse efeito se dá porque a luz dos astros precisa atravessar a atmosfera do planeta, onde há gases que formam camadas que estão em diferentes temperaturas e em movimento constante. Portanto, para iluminar o céu terrestre, a luz das estrelas precisa passar por uma espessa e agitada camada de gases, causando o efeito de tremor das estrelas a que assistimos no céu.
A intensidade da cintilação pode ser maior ou menor, dependendo do caminho que a luz das estrelas precisa percorrer até atravessar toda a atmosfera da Terra. Ou seja: quanto mais movimentos apresentarem as camadas que compõem a atmosfera e mais longo for o caminho percorrido pela luz das estrelas para atravessá-la, mais a cintilação será percebida. Um astronauta que viaja pelo espaço não vê o cintilar das estrelas. Vê apenas uma luz estática pois no espaço não há atmosfera.
Em planetas com pouca atmosfera o cintilar é muito fraco. Na lua por exemplo, onde não há atmosfera, a luz das estrelas não cintilam.
Faça um teste observando uma estrela que acaba de aparecer no horizonte e outra localizada logo acima da sua cabeça. A primeira parece piscar bem mais porque, no horizonte, os raios de luz precisam atravessar uma camada de ar muito maior do que no Zênite – o nome que se dá à posição vertical dos astros, localizados bem no meio do céu. Interessante, não?
Boa sorte e um grande abraço!!!

4 comentários:

  1. OLÁ, MARJORY

    MUITO BEM EXPLICADO!
    AMEI!
    VOU CONTAR AOS MEUS FILHOS...

    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Gislene, muito boa a explicação.
    Ficou bem claro, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Algumas das estrelas que vemos no céu, é possível que sejam planetas que observamos de tão longe, que possam também sofrer efeito de refração aos nossos olhos? Como saber se é mesmo uma estrela e não um planeta muito muuito distante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dinah, obrigada por seu comentário. Podemos ver planetas brilhando apenas se estiverem em nossa "vizinhança". Eles refletem a luz da nossa estrela - o Sol e por estarem à uma "curta" distância de nós, a luz q eles refletem não encontram muitas partículas e obstáculos pelo caminho, não oscilando. Então, o brilho dos planetas é relativamente estável. Não oscila.
      Já as estrelas, estão à enormes distâncias de nós e na viagem que sua luz emite, até chegar ao alcance da nossa visão, passa por mtos obstáculos pelo espaço e ao atravessar nossa atmosfera, ela vem oscilante. A luz das estrelas "piscam" pois oscilam.
      Não dá pra gente ver o reflexo de luz de planetas distantes pois seu brilho não tem "força" suficiente para viajar até nós. Espero ter ajudado.
      Um forte abraço!!

      Excluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.