“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

6.4.10

10 tecnologias da Nasa que você usa diariamente

1 - Aparelhos ortodônticos invisíveis:  Feito de alumina policristalina translúcida, material desenvolvido pela Nasa para proteger a antena infravermelha de mísseis de rastreamento térmico
2 - Lentes resistentes a arranhões: A sujeira e as partículas encontradas nos ambientes espaciais, levou a Nasa a desenvolver um revestimento para proteger os equipamentos no espaço, particularmente os visores dos capacetes dos astronautas.
3 - Espuma inteligente: O plástico de silício-poliuretânico de célula aberta (espuma de poliuretano de alta resistência), que ficou conhecido como espuma espacial, foi criado para uso nos assentos das espaçonaves da Nasa com a finalidade de diminuir o impacto durante os pousos.
4 - Termômetro de ouvido: O termômetro auricular usa raio infravermelho para medir a temperatura que irradia do tímpano, fruto dos avanços anteriores da Nasa na medição da temperatura de estrelas com a tecnologia de infravermelho.
5 - Palmilha de tênis: Os tênis esportivos de hoje emprestaram a tecnologia das botas lunares que deram aquele salto pela primeira vez. Projetada para as missões Apollo incluía botas especialmente feitas para proporcionar um salto nos passos dos astronautas ao mesmo tempo em que forneciam ventilação.
6 - Telecomunicação de longa distância: Antes de os homens serem enviados ao espaço, a Nasa construiu satélites que poderiam dizer às pessoas em terra como era o espaço sideral.
7 - Detector de fumaça ajustável: Os engenheiros da Nasa projetaram a Skylab nos anos 70. A Skylab foi a primeira estação espacial americana, e os astronautas precisariam saber se um incêndio havia começado ou se gases venenosos estavam sendo liberados dentro do veículo.
8 - Ranhuras de segurança (grooving): O Centro de Pesquisas Langely queria melhorar a segurança da decolagem das espaçonaves em pistas molhadas. Quando perceberam como a coisa funcionava bem, os engenheiros de transporte começaram a aplicar as mesmas técnicas às rodovias. De acordo com a Nasa, o grooving reduziu em mais de 85% os acidentes em rodovias.
9 - Ferramentas sem fio: Para preparar as missões à lua, a Nasa precisou de uma ferramenta que astronautas pudessem usar para obter amostras de rochas e solo. Já que ligar um cabo a uma furadeira no espaço sideral seria uma façanha difícil, a Nasa e a Black & Decker inventaram uma furadeira de motor magnético movida à bateria.
10 - Filtros de água: Os astronautas precisavam de uma maneira de limpar a água que eles levavam para o espaço,  A tecnologia de filtrar água já existia desde o começo dos anos 50, mas a Nasa queria saber como limpar a água em situações mais extremas e mantê-la limpa por períodos mais longos de tempo.

Um comentário:

  1. Adorei a visitinha, e percebi a correria...Ainda bem que eles estão usando os avanços "pro bem " !!! Que coisa mais fantástica !!! Bjs Mammy

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.