“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

9.3.10

Construção e lançamento do “foguete” de canudinho de refrigerante:

Na última quinta-feira, (04/03) os alunos de Astronomia do Objetivo de Campinas- Cambuí se preparavam  para a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Um dos temas a ser abordado na prova será a contrução de um foguete de canudinho de refrigerante. Com aprendizado vivencial e muita diversão, confira as fotos e os resultados dessa chocante oficina.
Beijos estrelados!!!



Instruções:

1. Providencie um canudinho de refrigerante fino e outro grosso, tal que o fino se encaixe dentro do grosso o mais justinho possível. Veja na figura ao lado a tampinha de refrigerante com os canudinhos encaixados.

2. Vede uma das pontas do canudo fino, por exemplo, com um pedaço de palito de fósforo contendo a respectiva cabeça. Além de vedar o canudinho, o peso do pedaço do palito de fósforo na ponta do “foguete-canudinho” faz com que o centro de massa do foguete fique na metade superior dele, o que estabiliza o vôo.

Métodos de lançamentos:
 1o método: Coloque o canudo fino vedado dentro do canudo grosso. Sopre fortemente na extremidade inferior do canudo grosso e verá o canudinho-foguete, fino, ser lançado para longe. Meça a distância entre você e onde ele tocou no chão. Varie o ângulo de lançamento e faça o foguete-canudinho ir ainda mais longe.
 2o método: Providencie uma garrafa de refrigerante vazia de qualquer volume. Faça um furo em sua tampinha tal que por ele você consiga passar o canudo grosso até a metade dele. O canudo tem que entrar justinho ou até um pouquinho apertado. Por isso faça um furo fininho e vá alargando com a ponta da tesoura. Isso é muito fácil de se fazer. Coloque o canudinho fino dentro do canudo grosso que está preso na tampa da garrafa. APERTE subitamente a garrafa e verá o foguete-canudinho ser lançado para ainda mais longe do que quando soprado. Varie o ângulo de lançamento, varie o tamanho do pedaço do palito de fósforo que está na ponta do foguete, varie o tamanho da garrafa, etc e descubra como fazer para que o foguete vá o mais longe possível.
 3o método: INVENTE VOCÊ MESMO! Mas não pode usar produto inflamável nem explosivo!

4 comentários:

  1. Este blog é do outro mundo, mesmo !!! Adorei esta "viagem " ! Obrigada pelos dados sobre o livro O Sol vou dar uma espiada na livraria deste e o da Lua -achei as ilustrações das capas lindas, quero ver "por dentro"...Bjs Betty

    ResponderExcluir
  2. Olá, MarjorY!
    Os índios chamam isso de: zarabatana.
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  3. amei esse site eu vi o outro mundo este site me ajudou a construir o foguete pra aula de pratica laboratorial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber disso!!! Fico muito feliz em saber que o blog foi útil pra você. Visite todas as oficinas. Beijokas mil!

      Excluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.