“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

23.3.10

'Botão de Rosa cósmico'

O satélite Wise, enviou à Agência Espacial Americana, uma imagem descrita pela Nasa como um botão de rosa cósmico florescendo com estrelas jovens. As estrelas, de poucos milhões de anos (consideradas jovens pela Nasa) são os pontos azuis à direita, e estão 'amadurecendo' fora da nuvem de poeira que deu origem a elas.

A porção vermelha que seria o “botão de rosa” é a poeira aquecida pelas estrelas azuis. E a folha que envolve o botão – a parte verde da imagem – é uma densa nuvem de poeira
Os pontos vermelhos dentro da nebulosa verde indicam uma nova leva de estrelas se formando, provavelmente como conseqüência da compressão e do calor das estrelas novas. Um remanescente de supernova indica que uma estrela com muita massa também explodiu nessa área, “estourando” a nuvem e fazendo com que ela adquirisse essa forma de botão de flor.

Para outras imagens do Wise, visite o site do telescópio na Nasa
Fonte: Revita GALILEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.