“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

12.2.10

CARNAVAL E ASTRONOMIA

Minha vida era um palco iluminado. Eu vivia vestido de dourado
- Palhaço das perdidas ilusões.
Cheio dos guizos falso da Alegria,
Andei cantando a minha Fantasia
Entre as palmas febris dos corações...
.............................................
Mas a Lua, furando o nosso zinco,
Salpicava de estrelas nosso chão...

Orestes Barbosa, Chão de Estrelas,

A vida humana está associada a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais, tais como Páscoa, Natal etc., constituem lembranças astronômicas de grande importância histórica e econômica para a época em que foram instituídas. Muitas dessas tradições de origem pagã foram absorvidas pelas religiões atuais do mundo ocidental. A grande maioria dos foliões do nosso carnaval, ao se divertir, não sabe que estará inconscientemente fazendo apelo a uma reminiscência astronômica de origem solar.
De fato, na Antigüidade a importância dos astros era enorme na vida econômica e social. .

A observação astronômica, além de ser motivada pela sua principal atividade econômica -- a agricultura --, era estimulada também pela ausência de luz nas grandes metrópoles da época, o que facilitava muito a observação dos astros.
Desde as mais recuadas eras, os diferentes povos estabeleceram algumas festas de grande alegria.
Embora seja muito difícil caracterizar a origem verdadeira do Carnaval, parece que os nossos atuais festejos estão intimamente associados às duas últimas festas romanas.
Logo após o início do Ano Novo, os romanos, nas calendas de janeiro, comemoravam as saturnais, festas instituídas por Janus em memória do deus Saturno que, segundo a lenda, teria transmitido a arte da agricultura aos italianos. Durante as saturnais,  não funcionavam os tribunais e as escolas. As pessoas de um certo nível social preferiam se retirar para o campo, durante as saturnais, o que permitia ao povo celebrar com maior alegria esse período de liberdade.
Como todos esses festejos, que consistiam essencialmente em mascaradas, disfarces e danças, já estivessem de tal modo implantados nos costumes quando do aparecimento do cristianismo, a Igreja só teve uma saída: adotou-os e, ao mesmo tempo, procurou santificá-los.
De fato, o Carnaval parece ter tido origem nessas antiquíssimas comemorações pagãs, em geral de grande alegria e liberalidade, que eram celebradas durante a passagem do ano e com o objetivo de anunciar a próxima chegada da primavera. Com efeito, o atual carnaval era o tempo de regozijo, que ia desde a Epifania (6 de janeiro). até a quarta-feira de Cinzas. Com o tempo, essa festa acabou limitada aos últimos dias que antecediam o início da Quaresma, período de 40 dias que vai da quarta-feira de Cinzas até o domingo de Páscoa, e durante os quais os católicos e ortodoxos fazem sua penitência.
O período carnavalesco variou e ainda varia segundo as tradições de cada país. Em alguns países só se comemora na terça-feira, ao passo que no Brasil é festejado no sábado, domingo, segunda e terça-feira.
Esses festejos de janeiro e fevereiro estão associados em abrir o ano e anunciar a vinda da primavera (no hemisfério norte). Estão todos associados ao fenômeno astronômico do solstício de inverno no hemisfério Norte, de onde surgiram todas essas práticas.

2 comentários:

  1. Parabéns !Adorei o post ! Bom carnaval , mas pra se preparar melhor dê uma passadinha lá no "dedinhos". Bjs estrelados, Mammy

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue iluminando tua cabeça. Para cada vez mais, ter mais idéias inovadoras e maravilhosas...
    Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.