“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

7.2.10

A Astronomia nas escolas: uma possibilidade de motivação e interdisciplinaridade

A Astronomia desde os mais remotos tempos atrai a atenção do ser humano devido aos seus mistérios e encantos. Esse fascínio é encontrado em todas as faixas etárias, porém especialmente nas crianças, que estão descobrindo o mundo que as cerca e se encantam com o desconhecido.
Por outro lado, o estudo dos astros trouxe ao homem a oportunidade do autoconhecimento, auto-aprimoramento, desenvolvimento de tecnologias e, principalmente, da compreensão da complexidade inerente de um imenso sistema de relações físicas, químicas, e biológicas capaz de abrigar uma infinidade de estruturas funcionais, em sua grande maioria, desconhecidas até então.
(...)
Dentro desse contexto complexo e multifacetado temos uma série de áreas de aderência com os conteúdos disciplinares educacionais fundamentais e dessa forma, pontes lógicas podem ser efetuadas, dentro de certos recortes e nivelações, para demonstrar a aplicabilidade de uma vasta gama de elementos curriculares básicos.
Sob essa ótica, o educador tem uma ferramenta a mais na sua tarefa de transmissão de conhecimento obrigatório e transversal perpassando partes de sua missão pela Astronomia e suas diversas variantes, atuando dessa forma sob um pano de fundo extremamente atraente em termos visuais e conceituais.
(...)
A motivação para a aquisição de um novo conteúdo figura como elemento central da prática discente, bem como a significação e concretização dos conceitos apresentados e vivenciados, ainda o segundo seja um fator do primeiro em muitos aspectos. Uma comunhão desses fatores leva a uma facilitação descomunal no aprendizado e, em última análise, no ensino, fortalecendo ainda, como subproduto, a confiança estabelecida na relação ensino-aprendizagem, traduzida nas figuras docente-discente.

2 comentários:

  1. Arthur Serrote8/2/10 15:04

    Muito bom saber que a Astronomia pode e deve fazer parte do aprendizado e formação do ser humano. Seria de extremana necessidade que as crianças de hoje em dia tivesse acesso a tal conhecimentos na área de ciência.
    Parabéns pelo Projeto e, tenho certeza absoluta, que seus aluninhos serão eternamente gratos por tal dedicação de "transferência" de informações sobre nosso Universo majestoso e super-interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Talitinha e Tamires8/2/10 15:10

    Professora Marjory, tudo bem?
    Quando volta as aulas?????Estou com muuuuitas saudades das tuas aulas.As melhores aulas do muuuuundo! amo vc , profsss

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.