“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

17.2.10

2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE ASTRONOMIA (SP)

A Livraria Internacional SBS e a Associação Filosófica Scientiae Studia convidam para o 2º Ciclo de Palestras em Astronomia com Prof. Claudemir Tossato. Neste 2º ciclo o Prof. Claudemir fará uma introdução aos principais aspectos do tratamento astronômico e cosmológico dados por Tycho Brahe e Johannes Kepler para as questões postas pela proposta copernicana de centralidade do Sol e de movimentos para a Terra.

Confira a programação.

- Datas e horário:
- 05 de março de 2010 – às 18:30 haverá um café de boas-vindas, Inicio da palestra às 19:00 horas
- 19 de março de 2010 - às 18:30 café de boas-vindas. Início da palestra às 19:00 horas


- Programação:

- 05 de março - A astronomia e a cosmologia de Brahe e de Kepler
Na 1ª palestra o autor abordará o período de transição entre as hipóteses originais de Copérnico, em 1543, e os trabalhos de Kepler e Galileu, em 1610. Tycho Brahe e o seu modelo híbrido de universo como alternativa para o copernicanismo. As observações astronômicas como critérios para a formulação teórica.

- 19 de março - Kepler e a defesa do copernicanismo
Nesta palestra o autor abordará as leis dos movimentos planetários como expressão da realidade do mundo celeste centrado no Sol e como movimentos para a Terra. As hipóteses astronômicas não servindo apenas para o cálculo, mas como representação da realidade do céu.

- Local:

Livraria Internacional SBS livrariainternacion al@sbs.com. br
Av. Dr. Vital Brasil, 695 -Butantã
Fone: (11) 3819-4001

- Currículo do palestrante:

Prof. Dr. Claudemir Roque Tossato possui graduação, mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em Guarulhos. Trabalha na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, principalmente nos temas: Kepler, Astronomia, Realismo e Hipótese. Membro e colaborador da Associação Filosófica Scientiae Studia.

4 comentários:

  1. Obrigada pela visita, marjory. E pelo carinhoso comentário para com o meu trabalho.
    Volte sempre, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para te contar.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito, mas a minha foto saiu dos seguidores da maioria dos blogs. Estou tentando entender e resolver, mas infelizmente não tenho quem me esclareça o que aconteceu. Quando tento adionar voc~es novamente aparece uma mensagem que diz: o proprietário deste espaço proibiu sua entrada neste site". Vamos ver se volta ao normal. Eu não acredito, pois já tem mais de duas semanas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Minha querida, o seu espaço é astronomica mente legal e o pessoal PRECISA saber que ELE EXISTE. Coloquei como destaque por isso( além de ser meu super predileto...).Há mais de 30 anos fiz um curso de Astronomia no planetário de SP e amei ! Ainda não me decidi sobre o trabalho "sideral" em reciclagem - já pensei um monte de coisisnhas e vou tentar organizar e enviar para vc dar uma espiada ( por e-mail) e uns palpites e sugestões.
    Outra coisa: o curso é pago ? Achei muito interessante ( apesar de estar atolada de trabalho...)Bjs estrelados, Mammy

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga.
    Dando uma voltinha no seu cantinho.
    Ainda não estou conseguindo adicionar você.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa noite para você.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.