“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

31.12.09

Os Fatos + Importantes da Astronomia em 2009


Custom Glitter Text

O ano de 2009 deu-nos muitos momentos cósmicos impressionantes, tanto para astrônomos como para observadores casuais. A descoberta de água na Lua e em Marte providenciou pistas do passado, bem como sugestões para a exploração espacial do futuro. E uma classe de recém-detectadas "super-Terras" em torno de outras estrelas podem, em última análise, revelar-se mais habitáveis que a própria Terra. Aqui ficam as histórias que mais sobressaíram durante este ano que agora termina


Chuvas de meteoros e objectos excêntricos
A Terra ficou num lugar privilegiado para a observação de objectos espaciais em 2009, com chuvas de meteoros, passagens de rochas espaciais, e estranhas luzes no céu - tanto naturais como feitas pelo Homem.

Luzes estranhas e lindas, feitas pelo Homem, também se juntaram aos festejos este ano. A NASA lançou um foguetão experimental que recreou brevemente nuvens misteriosas que brilham à noite. Mas o espectáculo mais estranho veio de uma forma espiral que apareceu por cima da Noruega em Dezembro, e que despoletou uma enorme especulação acerca de extraterrestres e de meteoros - antes do Ministério da Defesa da Rússia ter confirmado que era o lançamento falhado de um míssil que ficou fora de contole.
Ocorreu em Paris (França), a cerimônia de abertura do Ano Internacional da Astronomia, que terá muitas atividades no Brasil.

A NASA divulgou uma surpreendente imagem da colisão de duas galáxias, dando origem a uma terceira, capturada pelo Telescópio Espacial Spitzer

O telescópio espacial Hubble proporciona aos astrônomos uma visão única do brilhante jato de gás quente produzido por um buraco negro supermassivo que reside no núcleo da galáxia elíptica M87.




Astronautas fizeram reparos no Telescópio Espacial Hubble totalizando cinco viagens na Nave Espacial Atlantis
Pesquisadores americanos descobriram novas provas da existência de água em estado líquido em Encélado, uma das luas de Saturno.

03 de agosto - Assembleia-Geral da IAU começa no Rio de Janeiro
Aconteceu de 03 a 14 de agosto no Rio de Janeiro, a 27ª Assembleia-Geral da União Astronômica Internacional (IAU) comemorando o Ano Internacional da Astronomia, que celebra 400 anos de observação com um telescópio por Galileu Galilei.

A molécula adenina, um dos alicerces do DNA indispensável para a vida foi obtida em simulação das condições de Titã, uma das luas de Saturno.

A Nasa divulgou as primeiras imagens captadas do Espaço pelo telescópio espacial Hubble desde o reparo milionário do equipamento, efetuado em maio deste ano

19 de outubro - Cientistas europeus anunciam a descoberta de 32 exoplanetas.
O Observatório Europeu do Sul (ESO), anuncia a descoberta de 32 exoplanetas, orbitando em estrelas distantes. Com a descoberta, a contagem de exoplanetas salta para um total de 403
Pesquisadores da Nasa anunciaram a descoberta de química básica para a vida em um planeta quente e gasoso, muito distante do nosso Sistema Solar.

O Ares 1-X, foguete da Nasa foi testado com sucesso e pode levar ao espaço a próxima geração de missões tripuladas
13 de novembro – Água na Lua
A Nasa confirma a existência de água na Lua, a partir de dados obtidos pelo impacto de duas sondas na superfície do satélite. A água representa um potencial recurso para sustentar  futura exploração lunar

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), maior acelerador de partículas do mundo, é religado após 14 meses. O seu objetivo é recriar os instantes posteriores ao Big Bang, o que daria informações-chave sobre a formação do Universo.

Um mapa mais detalhado de Marte mostra redes de vales em torno de seu "Equador" que apontam para a presença de um grande oceano no hemisfério Norte de Marte

Astrônomos alemães descobriram na lua Titã, de Saturno, um gigantesco mar, superior ao Cáspio, considerado o maior mar interno da Terra.

Um grupo de astrônomos do Centro Harvard descobre planeta semelhante à Terra em densidade, atmosfera e presença de água abundante.

O astrônomo polonês Nicolau Copérnico, criador da teoria heliocêntrica será enterrado novamente na catedral de Frombork mais de 400 anos após sua morte.

DESEJO QUE EM 2010 CONTINUEMOS JUNTOS PARA NOVAS E EMOCIONATES AVENTURAS ALÉM DO INFINITO.
FELIZ ANO NOVO!!
UM GRANDE BEIJO!!
MARJORY

2 comentários:

  1. Esse foi um grande ano!!!
    Cheio de novidades e acontecimentos extraordinários. O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA.
    Parabés..
    e que 2010 seja mais extraornário ainda!!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Eu acho o espaço um lugar tão misterioso, por isso eu adoro ler as informações do seu blog! Parabéns!

    Um lindo 2010, cheio de esperança, saúde e alegrias!

    Um beijãooo com carinho!

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.