“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

23.12.09

NATAL E NEVE: OS LUGARES MAIS FRIOS DO SISTEMA SOLAR

Com o avançado processo de derretimento da calota de gelo no polo Norte, o bondoso Noel está perdendo território.
Se o Paipai Noel está à procura de outra zona com neve para sua oficina, onde constrói os presentes, ele  pode se instalar em regiões polares de outro mundo!! 
 Existem muitos outros territórios frios no Sistema Solar onde ele pode viver. Aqui ficam alguns dos locais mais frios do Sistema Solar:

Marte
O ano passado, a sonda Phoenix da NASA observou neve a caír na região Vastitas Borealis,  As trincheiras escavadas pela sonda revelaram gelo subsuperficial. Além da queda de neve, a Phoenix observou a formação de geada na superfície marciana, à medida que o Inverno começava no hemisfério norte - pensa-se que a Phoenix ficou coberta de gelo e de geada, desde que a NASA perdeu contacto com ela em Novembro de 2008.
Titã (satélite de Saturno)
Acredita-se que lagos de metano e etano líquido polvilhem a paisagem desta lua saturniana, num ambiente mais frio que o da Antárctica. Mas apesar do seu estado mais frio, o vento, as chuvas e os processos tectónicos em Titã,
Encelado (satélite de Saturno)
Em vez de precipitação à superfície, a gelada lua de Saturno tem geysers de vapor de água que entram em erupção à sua superfície. Há quem afirme que a lua contém uma camada superficial gelada por cima de uma região de água líquida, enquanto outros dizem que é um corpo gelado, composto por gelo e rocha.
Europa (satélite de Júpiter)
A lua de Júpiter, Europa, é também um mundo gelado, que se pensa ter uma camada superficial de água gelada (a uma temperatura de -184º C), com um possível oceano de água líquida por baixo. A sua superfície gelada é adequada para a patinagem no gelo, pois é um dos locais mais lisos do Sistema Solar, marcado por algumas falhas e riscas, mas com relativamente poucas crateras.
Cometas
Se o trenó não for suficiente, o Papai Noel pode pegar carona num cometa. Estes corpos do Sistema Solar são coleções de poeira, água gelada e bocados de rocha. Estas "bolas de neve sujas", são oriundas dos limites mais longínquos do Sistema Solar - a Cintura de Kuiper e a Nuvem de Oort. Desenvolvem as suas caudas quando a sua órbita os aproxima do Sol e os materiais voláteis se vaporizam.
Urano
 O sétimo planeta a contar do Sol e um dos quatro gigantes gasosos do Sistema Solar. A atmosfera de Urano - composta por hidrogénio, hélio, água, gelo de amónia e metano - é a mais fria de todas as atmosferas do Sistema Solar, com uma temperatura mínima de -224º C.
Plutão
No início deste ano, os cientistas determinaram que a atmosfera de Plutão é mais quente do que se pensava, "quente" sendo um termo relativo. O "ar" por cima da superfície do planeta anão mede ainda -180º C, enquanto a sua superfície -220º C.
O próprio espaço
Embora todos estes mundos acima sejam muito mais frios que qualquer local na Terra, um dos locais mais frios do espaço é ele próprio. A radiação cósmica do Universo tem uma temperatura de -270º C. É melhor o Pai Noel instalar um aquecedor no seu trenó.
Crateras polares na Lua
Paradoxalmente, o lugar (natural) mais frio do Sistema Solar fica muito mais perto do Sol. Em Setembro, a Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA registou a temperatura das crateras à sombra no pólo sul da Lua Os instrumentos da LRO descobriram que as crateras tinham uma temperatura de -238º - mais frias, até, que a superfície de Plutão. Papai Noel, é melhor levar consigo uns cobertores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.