“Todo conhecimento começa num sonho.O conhecimento nada mais é quea aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.Mas sonhar é coisa que não ensina.Brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

25.11.09

"Seja Um Marciano"

A agência espacial americana, Nasa, lançou na internet um jogo (em inglês) que permite ao usuário se divertir e ao mesmo tempo ajudar a consolidar o conhecimento sobre Marte, explorando centenas de milhares de imagens enviadas do Planeta Vermelho à Terra ao longo de quase 50 anos.
Em um dos jogos, que está online no site Be A Martian (http://beamartian.jpl.nasa.gov/welcome) - literalmente, "Seja Um Marciano" -, os participantes ganham pontos por ajudar a agência espacial a examinar e organizar as imagens para criar um mapa mais completo do planeta.

A ideia é que as pessoas mapeiem Marte da mesma maneira que cartógrafos faziam com a Terra no passado.
Uma mistura de realidade e passatempo, o site traz sessões mais sérias (nas quais se pode ajudar a montar mapas e contar crateras em inúmeras fotos tiradas da superfície do planeta), e partes que lembram uma rede social.
Por exemplo, você pode se cadastrar e escolher um apelido pelo qual será conhecido na comunidade marciana. Além disso, há nove avatares de robôs que representarão você na Marte virtual da página – três de cada categoria: voadores, saltadores e multi-patas.
O site também tem características de game, já que você ganha pontos e reconhecimento por tarefas completadas – por exemplo, contar corretamente e medir as crateras de uma foto.

Clique na imagem para conhecer o jogo (em inglês)
O “Be a martian” convida os usuários a se tornarem cidadãos de Marte e ajudarem a NASA no reconhecimento da superfície do planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Ele é muito importante para mim.